Aspectos discursivos da canção tropicalista “Eles”: um posicionamento na interlingua(gem)
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2575Parole chiave:
interlíngua, interlingua(gem), código de linguagem, Tropicália.Abstract
Neste artigo, objetivamos analisar, sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso, sobretudo a partir das noções teóricas propostas por Dominique Maingueneau em Discurso Literário (2006), aspectos da prática discursiva do movimento que ficou conhecido no campo literomusical brasileiro como Tropicália. Mais especificamente, analisaremos a canção “Eles”, presente no álbum lançado em 1968 por Caetano Veloso.
O objetivo fundamental deste trabalho é, a partir da exploração de uma semiose não verbal, isto é, dos aspectos musicais da canção, estender a noção de interlíngua, postulada por Maingueneau, para outras semioses – neste caso, utilizaremos o termo interlingua(gem).
Downloads
Riferimenti bibliografici
COSTA, N. B. da. Música popular, linguagem e sociedade: analisando o discurso literomusical brasileiro. Curitiba: Appris, 2012.
DUNN, C. Tropicália: modernidade, alegoria e contracultura. Tropicália, 2007. Disponível em: http://tropicalia.com.br/v1/site/internas/visestr_1.php. Acesso em: 10 jan. 2019.
FAVARETTO, C. Tropicália, alegoria, alegria. São Paulo: Ateliê Editorial, 1996.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.
MAINGUENEAU, D. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.
MELLO, Z. H. de; SEVERIANO, J. A canção no tempo. v. 2. São Paulo. Editora 34 Ltda, 1998.
MENDES, H. M. M. Transgressão e conservadorismo na prática discursiva da Jovem Guarda. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
PIRES, C. Frio tropical: tropicalismo e a canção popular. São Paulo: Alameda, 2012.