As línguas e rankings no Oscar da internacionalização das produções científicas latino-americanas

Languages and Oscar rankings of the internationalization of Latin American scientific productions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3180

Palavras-chave:

políticas linguísticas, internacionalização, produção, avaliação e circulação do conhecimento, América Latina.

Resumo

Este artigo tem o objetivo duplo de resumir a discussão sobre políticas linguísticas e de internacionalização em relação à produção, avaliação e disseminação do conhecimento na América Latina iniciada no Seminário GEL 2021, e expandir/continuar o diálogo por meio da socialização das reflexões feitas no evento. A abordagem de questões relativas ao uso das línguas e métricas na produção, avaliação e circulação do conhecimento na América Latina é feita a partir de uma perspectiva crítica e decolonial, usando a metáfora do Oscar em relação ao uso do inglês e dos rankings. A reflexão conclui que, a fim de permitir uma ecologia de locais de produção e de línguas no “cinema” internacional, as estratégias e critérios de produção, avaliação e circulação da ciência, bem como de internacionalização do ensino superior latino-americano, devem ser revisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alperin, J. P., Fischman, G. E.; Willinsky, J. Scholarly communication strategies in Latin America’s research-intensive universities. Educación superior y sociedad, 16(2), 1-19. 2011.

ALTBACH, P. G. Trends in comparative education. Comparative education review, v. 35, n. 3, p. 491-507, 1991.

BEIGEL, F. Publishing from the periphery: Structural heterogeneity and segmented circuits. The evaluation of scientific publications for tenure in Argentina’s CONICET. Current Sociology, v. 62, n. 5, p. 743-765, 2014.

BERNASCONI, A. Are global rankings unfair to Latin American universities? International Higher Education, v. 72, p. 12–13., 2012.

CÉSPEDES, L. Revistas Latino-Americanas e Línguas Hegemônicas Para Publicação Acadêmica no Scopus e Web of Science. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, n. 1, p. 141-154, 2021.

CHIAPPA, R.; FINARDI, K. R.. Coloniality prints in internationalization of higher education: The case of Brazilian and Chilean international scholarships. Scholarship of Teaching and Learning in the South, v. 5, n. 1, p. 25-45, 2021.

DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H.; MARTINEZ, J. The locus of enunciation as a way to confront epistemological racism and decolonize scholarly knowledge. Applied Linguistics, v. 42, n. 2, p. 355-359, 2021.

FINARDI, K. R.; GUIMARÃES, F. F. Internacionalização, rankings e publicações em inglês: a situação do Brasil na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 600-626, 2017.

FINARDI, K. What can Brazil learn from multilingual Switzerland and its use of English as a multilingua franca. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 39, n. 2, p. 219-228, 2017.

GROSFOGUEL, R. Descolonizando los universalismos occidentales: el pluri-versalismo transmoderno decolonial desde Aimé Césaire hasta los zapatistas. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, p. 63-77, 2007.

GUIMARÃES, F. F. L’intercompréhension pour la promotion de la langue française dans l’internationalisation des universités brésiliennes. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 203-216, 2021.

GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Internacionalização e Português como Língua Estrangeira (PLE): Levantamento e Discussão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022003, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663449. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663449. Acesso em: 5 ago. 2021.

GUZMÁN-VALENZUELA, C.; GÓMEZ, C. Advancing a knowledge ecology: Changing patterns of higher education studies in Latin America. Higher Education, v. 77, n. 1, p. 115-133, 2019.

HAMEL, R. E. L'anglais, langue unique pour les sciences? Le rôle des modèles plurilingues dans la recherche, la communication scientifique et l'enseignement supérieur. Synergies Europe, n. 8, p. 53-66, 2013.

HAMEL, R. E. Políticas de linguagem, internacionalização e construção de modelos plurilíngües nas universidades latino-americanas. In: SEMINÁRIO DO GEL, 68, 2021. São Paulo: GEL, 2021.

HAMEL, R. E. Enfrentando las estrategias del imperio: hacia políticas del lenguaje en las ciencias y la educación superior en América Latina. Poéticas e políticas da linguagem em vias de descolonização. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, p. 229-261, 2017.

JORDÃO, C. M. Intelligibility, mimicry and internationalization: Localized practices in higher education, or can the Global South speak?. In: English-Medium Instruction from an English as a Lingua Franca Perspective. Routledge, 2018. p. 32-45.

JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z. Wines, Bottles, Crises: A Decolonial Perspective on Brazilian Higher Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, p. 577-604, 2021.

KNIGHT, J. Global: Five Truths about Internationalization: International Higher Education, Fall 2012, Number 69. In: Understanding higher education internationalization. Brill Sense, 2017. p. 13-15.

LEAL, F. G. ; MORAES, M. C. B. Decoloniality as epistemology for the theoretical field of the internationalization of Higher Education. Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 87, 2018.

MACEDO, M. do S. A. N. . Internacionalização do ensino superior: uma perspectiva decolonial. Laplage em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. p.91-103, 2020. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/495. Acesso em: 5 ago. 2021.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, p. 127-167, 2007.

MENEGHINI, R.; PACKER, A. L. Is there science beyond English? Initiatives to increase the quality and visibility of non‐English publications might help to break down language barriers in scientific communication. EMBO reports, v. 8, n. 2, p. 112-116, 2007.

MIGNOLO, W. D. The darker side of Western modernity. Duke University Press, 2011.

QUIJANO, A. Coloniality of power and Eurocentrism in Latin America. International Sociology, v. 15, n. 2, p. 215-232, 2000.

SANTOS, B. S. Epistemologies of the South: Justice against Epistemicide. 2014. p.949-951.

SANTOS, B. S.; ALMEIDA FILHO, N. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Almedina, 2008.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, p. 71-94, 2007.

SANTOS, F. S.; DE ALMEIDA FILHO, N. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2012.

VESSURI, H.; GUÉDON, J.C.; CETTO, A. M. Excellence or quality? Impact of the current competition regime on science and scientific publishing in Latin America and its implications for development. Current sociology, v. 62, n. 5, p. 647-665, 2014.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Finardi, K. R. (2022). As línguas e rankings no Oscar da internacionalização das produções científicas latino-americanas: Languages and Oscar rankings of the internationalization of Latin American scientific productions. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 147–161. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3180

Edição

Seção

Artigos