Por uma leitura de textos sincréticos em avaliações de larga escala: análise semiótica do Saeb2017

Pour une lecture des textes syncrétiques dans les évaluations à grande échelle : analyse sémiotique de Saeb2017

Autores

  • Ana Carolina de Picoli de Souza Cruz Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4228-2320

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3353

Resumo

Este artigo tece reflexões sobre concepções de leitura e de perfil de leitores na educação básica, pela análise do “Relatório Saeb 2017”. Nossa hipótese é a de que avaliações de larga escala influenciam a construção (e manutenção ou não) dessas concepções. Esse tipo de avaliação fixa uma estrutura narrativa ancorada na racionalização e centrada na competencialização, por meio do estabelecimento de uma matriz de referência para a elaboração dos testes cognitivos e de uma escala de proficiência que aponta o nível de leitura dos estudantes. Ancorados na semiótica discursiva de linha francesa, é possível tanto rever como ampliar conceitos e tratamentos dados aos textos (verbais, visuais ou sincréticos) de maneira a desenvolver as concepções citadas e contribuir com a educação básica.
Palavras-chave: leitura; leitor; avaliação; textos sincréticos; semiótica discursiva.

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Publicado

31-05-2022

Como Citar

Cruz, A. C. de P. de S. . (2022). Por uma leitura de textos sincréticos em avaliações de larga escala: análise semiótica do Saeb2017: Pour une lecture des textes syncrétiques dans les évaluations à grande échelle : analyse sémiotique de Saeb2017. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 105–121. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3353

Edição

Seção

Artigos