Relação entre a narrativa e o desenho da criança: possibilidades de leitura

Autores

  • Marcele Viana Santos
  • Silvana Perottino

Palavras-chave:

aquisição de linguagem, interacionismo, narrativa infantil.

Resumo

Buscamos estudar a narrativa a partir da reflexão sobre a relação entre língua e discurso, enfrentando desafios que a diferença ou a heterogeneidade na fala de criança, em relação à fala do adulto, trazem para o investigador. Nesse sentido, com base teórica no Interacionismo iniciado por Cláudia de Lemos, compreendemos aquisição de linguagem como processo de subjetivação na/pela linguagem, ou seja, as relações da criança na/pela linguagem possibilitam-na passar do estado de infans à condição de sujeito falante, através de mudanças que ocorrem no percurso da criança na narrativa – que vão desde as incorporações da fala do adulto até a sustentação de um fio narrativo. Aqui as prerrogativas para tornar-se falante de uma língua não são atribuídas a um desenvolvimento ou uma superação de etapas.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Santos, M. V., & Perottino, S. (2016). Relação entre a narrativa e o desenho da criança: possibilidades de leitura. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 634–645. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/954

Edição

Seção

Aquisição da Escrita