Contribuições e necessidades da formação docente propiciada pelo Programa Bolsa Alfabetização: resultados da experiência realizada em uma Universidade municipal paulista

Autores

  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
  • Ana Sílvia Moço Aparício Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

formação docente, Programa Bolsa Alfabetização, estágio convencional

Resumo

O presente texto tem como objetivo principal evidenciar e discutir alguns aspectos do processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização, implantado pelo governo do estado de São Paulo desde 2007. Os resultados das análises apontam que a formação dos alunos pesquisadores, em relação à formação dos alunos que realizaram seus estágios de maneira convencional, difere, essencialmente, na construção pelos alunos da relação teoria e prática e da identidade docente. Nesse sentido, a formação propiciada pelo Programa é, de fato, mais produtiva, na medida em que possibilita a familiarização do futuro professor com o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização nas diferentes situações didáticas que emergem nesse contexto.

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Publicado

24-05-2015

Como Citar

Ramos de Andrade, M. de F., & Moço Aparício, A. S. (2015). Contribuições e necessidades da formação docente propiciada pelo Programa Bolsa Alfabetização: resultados da experiência realizada em uma Universidade municipal paulista. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 830–844. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/484

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas