Do campo à escola: reflexões sobre a arquitetônica dos discursivos produzidos no contexto de transmissão de saberes tradicionais

Autores

  • Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1698

Palavras-chave:

saberes tradicionais, análise dialógica do discurso, signo ideológico

Resumo

Apresentamos os resultados iniciais da etapa de descrição e análise dos gêneros do discurso emergentes no contexto da transmissão dos saberes de comunidades tradicionais da Amazônia paraense. Utilizamos, como pedra angular de nossas reflexões, a teoria dialógica do discurso. A reflexão, em torno do material linguístico, advindo dos registros, da análise e da descrição dos gêneros do discurso produzidos nas atividades enunciativas que emergem durante o processo da transmissão oral de técnicas tradicionais usadas na apropriação dos recursos naturais – o etnoconhecimento e/ou a Etnociência (DIEGUES, 2008) – possibilita alimentar o debate sobre o problema da relação recíproca estabelecida entre a infraestrutura e a superestrutura, a materialidade discursiva e a vida vivida, e como a relação entre essas quatro instâncias revela fragmentos da vida cotidiana de populações tradicionais.

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Biografia Autor

Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo

Graduada em Letras (2002) e Mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Pará (2005). É professora da Secretaria Executiva de Educação desde 2005. E em 2013 ingressa na Universidade do estado do Pará como professora assistente onde coordena, de 2014 a junho de 2016, o subprojeto PIBID: A tecnologia da informação e comunicação no ensino básico: o ensino de português mediado pelo computador. É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, tese orientada pela Profª Drª Maria Inês Bastista Campos. É pesquisadora do LATEC-UFRJ e GELPEA-UEPA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística e Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de língua materna, as NTICs no ensino de português, multiletramentos, novos estudos do letramento, produção de material didático para o ensino de português e os estudos do círculo de Bakhtin.

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

Burlamaqui, C. D. V. (2017). Do campo à escola: reflexões sobre a arquitetônica dos discursivos produzidos no contexto de transmissão de saberes tradicionais. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 944–957. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1698

Edição

Secção

Análise do Discurso