Linguística, música e cognição humana: da representação estática à interação dinâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2388

Palavras-chave:

cognição musical, cognição, fala, dinamicismo

Resumo

O objetivo deste trabalho é expor algumas das principais abordagens da ciência da cognição sobre as línguas naturais e a música, a fim de traçar um elo entre linguística, música e cognição humana, e, com isso, traçar o percurso realizado desde a pesquisa de Iniciação Científica até a seleção do objeto de estudo da pesquisa de mestrado. As abordagens serão revistas com o propósito de explorar tal objeto: a fala sincronizada (e a joint speech), vista a partir do paradigma dinâmico da cognição e da linguagem. Dessa maneira, procura-se defender a relevância da abordagem dinâmica para tratar da relação entre a música e a linguagem, bem como da própria natureza da fala, e apresentar a fala conjunta (joint speech) como um objeto de estudo empírico para investigar questões que vão além da fala e da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Penteado Siqueira, Universidade de São Paulo

Graduada em Letras - Português/Linguística pela Universidade de São Paulo. Mestranda do programa de pós-graduação do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Atua como membro do Grupo de Estudos em Fonética da USP desde 2014.

Referências

ALBANO, E. C. Da fala à linguagem tocando de ouvido. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

ALBANO, E. C. Uma introdução à dinâmica em fonologia, com foco nos trabalhos desta coletânea. Revista da Abralin, n. 2, p. 1-30, 2012.

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1962.

BIGAND, E.; POULIN-CHARRONAT, B. Are we “experienced listeners”? A review of the musical capacities that do not depend on formal musical training. Cognition, n. 100,

p. 100-130, 2006.

BIGAND, E. et al. Empirical evidence for musical syntax processing? Computer simulations reveal the contribution of auditory short-term memory. Frontiers in Systems Neuroscience, v. 8, art. 94, jun. 2014.

CHOMSKY, N. Syntactic Structures. London: Mouton, 1957.

CHOMSKY, N. Aspects of the Theory of Syntax. Cambridge: M.I.T. Press, 1965.

CHOMSKY, N. Language and Mind. New York: Harcourt, Brace & World, 1968.

CHOMSKY, N. The Logical Structure of Linguistic Theory, New York: Plenum Press, 1975.

CUMMINS, F. On synchronous speech. Acoustic Research Online, n. 3, v. 1, p. 7-11, 2002. Disponível em: https://asa.scitation.org/doi/10.1121/1.1416672. Acesso em: 20 set. 2018.

CUMMINS, F. Practice and performance in speech produced synchronously. Journal of Phonetics, v. 31, p. 139-148, 2003.

CUMMINS, F. Rhythm as entrainment: The case of synchronous speech. Journal of Phonetics, n. 37, p. 16-28, 2009.

CUMMINS, F. Joint speech: The missing link between speech and music? Percepta, n. 1, v. 1, p. 17-32, 2013.

CUMMINS, F. The Ground From Which We Speak: Joint speech and the collective subject. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2018.

FEDORENKO, E. et al. Structural evidence in language and music: Evidence for a shared system. Memory & Cognition, v. 37, n. 1, p. 1-9, 2009.

FODOR, J. The Modularity of Mind. Cambridge, MA: MIT Press, 1983.

GALEMBECK, P. T. O turno conversacional. In: PRETI, D. (org.). Análise de textos orais. v. 1. 7. ed. São Paulo: Humanitas, 2010.

GIBSON, J. J. The Ecological Approach to Visual Perception. Psychology Press, 1986.

HASELAGER, W. F. G. O mal-estar do representacionismo: sete dores de cabeça da Ciência Cognitiva. In: FERREIRA, A.; GONZALEZ, M. E. Q.; COELHO, J. G. (ed.). Encontros com as Ciências Cognitivas, v. 4. São Paulo: Coleção Estudos Cognitivos, 2004. p. 105-120.

KELSO, J. Dynamic patterns: the self-organization of brain and behavior. Cambridge, MA: MIT Press, 1995.

KOLINSKY, R. et al. Processing interactions between phonology and melody: Vowels sing but consonants speak. Cognition, v. 112, p. 1-20, 2009.

JACKENDOFF, R. Parallels and Nonparallels between Language and Music. Music Perception, v. 26, n. 3, p. 195-204, 2009.

JACKENDOFF, R.; LERDAHL, F. The capacity for music: What is it and what’s special about it? Cognition, v. 100, p. 33-72, 2006.

LERDAHL, F. Tonal Pitch Space. Music Perception, v. 5, p. 315-350, 1988.

LERDAHL, F. Tonal pitch space. New York: Oxford University Press, 2001.

LERDAHL, F.; JACKENDOFF, R. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge, MA: MIT Press, 1983.

MCDERMOTT, J.; HAUSER, M. The origins of music: innateness, uniqueness and evolution. Music Perception, v. 23, n. 1, p. 29-59, 2005.

MILLER, G. A. Language and Communication. New-York-London: McGraw-Hill, 1951.

NETTL, B. The Study of Ethnomusicology: Thirty-one Issues and Concepts. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 1983.

NEWELL, A.; SIMON, H. A. Human Problem Solving. Oxford, England: Prentice-Hall, 1972.

PATEL, A. Language, music, syntax and the brain. Nature Neuroscience, v. 6, n. 7, p. 674-681, jul./2003. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nn1082. Acesso em: 20 set. 2018.

PATEL, A. Music, language and the brain. New York: Oxford University Press, 2008.

PATEL, A. et al. Processing syntactic relations in language and music: an event-related potential study. Journal of Cognitive Neuroscience, v. 10, n. 6, p. 717-733, 1998.

PERETZ, I. Brain Specialization for Music: New Evidence from Congenital Amusia. In: PERETZ, I.; ZATORRE, R. (ed.). The Cognitive Neuroscience of Music. New York: Oxford University Press, 2004.

PERETZ, I. The nature of music from a biological perspective. Cognition, n. 100, p. 1-32, 2006.

PERETZ, I. Music, language and modularity framed in action. Psychologica Belgica, v. 49, n. 2/3, p. 157-175, 2009.

PERETZ, I.; COLTHEART, M. Modularity of music processing. Nature Neuroscience, v. 6,

n. 7, p. 688-691, jul. 2003.

PORT, R.; van GELDER, T. Mind as motion. Cambridge, MA: MIT Press, 1995.

RAPOSO de MEDEIROS, B. Descrição comparativa de aspectos fonético-acústicos selecionados da fala e do canto em português brasileiro. 2002. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

RAPOSO de MEDEIROS, B. Ritmo na língua e na música: o elo possível. Música em Perspectiva, v. 2, n. 2, p. 45-63, 2009.

RAPOSO de MEDEIROS, B. A organização temporal na fala e no canto: estudo com foco na sincronização. Percepta, v. 1, n. 2, p. 27-50, 2014.

RAPOSO de MEDEIROS, R.; CUMMINS, F. Speech and song synchronization: A comparative study. Proceedings of the 7th International Conference on Speech Prosody, Dublin, Ireland,

p. 748-751, 2014.

RAPOSO DE MEDEIROS. B.; CABRAL, J. P. Acoustic distinctions between speech and singing: Is singing acoustically more stable than speech? Proceedings of the 9th International Conference on Speech Prosody, Poznan, Poland, p. 542-546, 2018.

SUNDBERG, J. The science of the singing voice. Northern Illinois University Press, Dekalb, 1987.

THELEN, E.; SMITH, L. B. A dynamic systems approach to the development of cognition and action. Cambridge, MA: MIT Press, 1994.

van GELDER, T. The dynamical hypothesis in cognitive science. Behavioral and Brain Sciences, n. 21, v. 5, p. 615-628, 1998.

VARELA, F. J.; THOMPSON, E. T.; ROSCH, E. The Embodied Mind: Cognitive Sciences and Human Experience. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

Penteado Siqueira, V. (2019). Linguística, música e cognição humana: da representação estática à interação dinâmica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(1), 384–403. https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2388

Edição

Seção

Artigos