Respostas do ChatGPT como gênero discursivo: construção da identidade vista em percepções de estudantes de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v53i1.3598

Resumo

A OpenIA é um laboratório de pesquisa em inteligência artificial (IA), localizado nos EUA e, em 2022, apresentou ao mundo o ChatGPT, semelhante a um chatbot on-line, isto é, uma IA na qual um assistente virtual inteligente formula respostas, em forma de textos, partindo de questões formuladas por usuários. Em se tratando de linguagem e constituição de textos, surgiu o interesse pelo desenvolvimento da presente discussão, cujo problema e questionamentos decorrentes relacionam-se com a formação de estudantes de licenciatura em Letras, em razão do estudo de textos, e o lugar da IA enquanto produtora de textos: qual a avaliação que estudantes de Letras fazem do gênero “resposta do ChatGPT”, considerando uma questão teórica da área feita ao chatbot, tendo, como critério comparativo da resposta da máquina, estudos realizados, na modalidade presencial, em sala de aula? Qual a função social do gênero? Se considerada a vertente do estilo do gênero, em Bakhtin (2011), parte-se das hipóteses de que as respostas são superficiais, não apresentam argumentos de autoridade e ainda têm erros conceituais, são referenciais e apontam para o nível denotativo da linguagem. Para responder ao problema e confirmar ou refutar as hipóteses, foi estabelecido o objetivo geral que é investigar a percepção de estudantes de Letras sobre o gênero “respostas ChatGPT” com base na temática Euclides da Cunha e Os sertões, recentemente estudada em sala de aula por eles, a fim de delinear o atual gênero e observar a função social postulada. O estudo seguiu dois caminhos. Inicialmente, foi realizada pesquisa bibliográfica, para discutir IA e o contexto em que o ChatGPT se insere, nas perspectivas de Russel e Norvig (2004) e Sichman (2021), além de buscas feitas no site do laboratório criador da IA. Também, para subsidiar as questões de constituição de gêneros, houve o respaldo em Bakhtin (2011, 2017) e nos estudos sobre cotejamento, em Bakhtin (2017) e Geraldi (2012). Em seguida, foi realizada uma pesquisa com sete estudantes de Letras do último ano do curso, de forma a lhes apresentar o resultado à pergunta da temática de estudo, estudada recentemente no curso presencial noturno de uma instituição municipal de ensino superior, caracterizando uma entrevista em profundidade (grupo focal). Foram definidos descritores em torno dos elementos constituintes de gêneros discursivos.

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Biografia do Autor

Leonardo Mailon Borges, Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), Franca, São Paulo, Brasil

Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara) e integrante do grupo de pesquisa CNPq SLOVO (Grupo de Estudos do Discurso). Graduado em Letras com habilitação em Português e respectivas Literaturas pelo Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca). Foi representante discente da CPA (Comissão Permanente de Avaliação), do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e também atuou como membro titular do Conselho Universitário na mesma Instituição de Ensino Superior. Tem experiência na área de Letras, sobretudo em Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase nos estudos bakhtinianos e dialógicos do discurso, além de ter atuado como monitor das disciplinas de Linguística I e II e Língua Portuguesa I e II. Atualmente, na atividade docente, é professor de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Pestalozzi, no curso pré-vestibular 100% Redação, bem como no Colégio Monteiro Lobato, além de atuar como professor nos cursos de Letras, Ciências da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação do Uni-FACEF, ministrando disciplinas associadas à Linguagem, Comunicação, Expressão e Metodologia do Ensino de Morfologia.

Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), Franca, São Paulo, Brasil

ossui doutorado em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É mestre em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2000). É especialista, pela Universidade Estadual Paulista (1998), no curso "A construção da língua, do tempo, do espaço e da pessoa na escola". Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Franca (1988). Possui Licenciatura-Plena em Pedagogia, ainda com apostilamento na habilitação de Administração Escolar, pela Faculdade de Educação "Antônio Augusto Reis Neves (1997) É professora universitária, com concurso público de docente, no Centro Universitário Municipal de Franca, desde 1998. Ocupa também a função de Pró-Reitora Acadêmica, desde 2006, até a presente data. Atua em cursos de graduação e programa de pós-graduação stricto sensu, em Desenvolvimento Regional, área Interdisciplinar, ministrando a disciplina de Métodos de Pesquisa de Abordagem Qualitativa. Participa, como membro, do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq GEDE, pertencente ao programa de mestrado. É organizadora e membro do conselho editorial da Revista do curso de Letras Uni-FACEF. É líder do GEDI - Grupo de Estudos do Discurso, membro do GEDE - Grupo Estudos do Desenvolvimento e do GELIT - Grupo de Estudos Literários, certificados pelo CNPq. É Coordenadora Institucional do PIBIC CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estrutura Organização e Funcionamento Discursivo e Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, análise de anúncios publicitários, textos de autoajuda, gêneros do discurso e linguagem e publicidade, com foco nos desenvolvimentos humano e social. Ainda, tem foco em educação, com estudos em formação docente e práticas educativas.

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Publicado

25-08-2025

Como Citar

Borges, L. M., & Pimenta e Oliveira, S. F. (2025). Respostas do ChatGPT como gênero discursivo: construção da identidade vista em percepções de estudantes de Letras. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 53(1), 121–140. https://doi.org/10.21165/el.v53i1.3598

Edição

Seção

Artigos