Estratégias de aprendizagem individual no ensino de Alemão como Língua Adicional: um projeto de consultoria acadêmica

Individual learning strategies in teaching German as Additional Language: an academic consulting Project

Autores

  • Marceli Cherchiglia Aquino Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0518-7639
  • Camila Marcucci Schmidt Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3807-9837
  • Mariana de Lima Feitosa Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3301

Palavras-chave:

Estratégias de aprendizagem; Alemão como Língua Adicional; Consultoria de Aprendizagem; Monitoria acadêmica

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre a experiência em um projeto de consultoria acadêmica baseado em Ferreira e Marques-Schäfer (2016), voltado ao ensino de estratégias de aprendizagem individual em turmas de alemão como língua adicional em contexto universitário. Para incentivar uma postura crítica e consciente no seu processo de aprendizagem, as estudantes foram envolvidas ativamente no planejamento e desenvolvimento do projeto (AQUINO, 2021). As escolhas das estratégias a partir de Oxford (1990) e ferramentas de aprendizagem para a elaboração das atividades foram, portanto, baseadas nas necessidades e interesses de aprendizes da disciplina de Língua Alemã II, do curso de graduação de Letras da Universidade de São Paulo. Os encontros da consultoria foram acompanhados por duas monitoras da disciplina, que negociavam com as estudantes as atividades a serem realizadas, assim como a discussão dos resultados. As análises de dados apresentadas neste artigo foram baseadas nas anotações de campo das monitorias, nos registros dos diários de aprendizagem e nas respostas em um questionário on-line. Os resultados obtidos sugerem que o projeto de consultoria acadêmica incentivou as alunas a se sentirem responsáveis pelo seu processo de aprendizagem, sendo possível observar um posicionamento crítico-reflexivo com relação às suas próprias necessidades e estilos de aprendizagem.

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Publicado

02-06-2022

Como Citar

Aquino, M. C., Schmidt, C. M., & Feitosa, M. de L. (2022). Estratégias de aprendizagem individual no ensino de Alemão como Língua Adicional: um projeto de consultoria acadêmica: Individual learning strategies in teaching German as Additional Language: an academic consulting Project. Revista Do GEL, 19(1), 11–34. https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3301

Edição

Seção

Artigos