A escrita e a leitura infantil: efeitos do outro/Outro na travessia da criança pela aquisição da linguagem escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v19i2.3397

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem. Escrita. Leitura. Criança. Outro.

Resumo

Pretendemos, neste trabalho, colocar em discussão a escrita e a leitura infantil, recortando-se o efeito do outro (alteridade) e do Outro (alteridade radical) na travessia da criança pela aquisição da linguagem escrita. Nesse sentido, este estudo filia-se ao interacionismo em aquisição de linguagem, conforme proposição da pesquisadora brasileira Cláudia de Lemos, que, fundamentada na linguística estruturalista de base europeia e na psicanálise lacaniana, concebe a aquisição de linguagem como consequente à mudança de posição da criança em relação ao outro, à língua e à própria criança. Nesse enfoque, nosso corpus é composto por textos escritos e lidos, em ambiente escolar, por três crianças, entre três e cinco anos de idade, matriculadas no primeiro, segundo e terceiro ano da Educação Infantil. Os dados apontaram que o efeito do outro é o de espelho em que a criança, referida ao texto-discurso desse outro, tenta constituir sua escrita e sua leitura, enquanto o efeito do Outro só é possível a partir da imersão da criança na materialidade dos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, S. X. A. O quebra-cabeça: a alfabetização depois de Lacan. Goiânia: Ed. da UCG, 2006a.

BORGES, S. X. A. A aquisição da escrita como processo linguístico. In: LIER-DE VITTO, M. F.; ARANTES, L. (org.). Aquisição, patologias e clínica da linguagem. São Paulo: EDUC, FAPESP, 2006b. p. 149-159.

BOSCO, Z. R. A errância da letra: o nome próprio na escrita da criança. Campinas: Pontes Editores, 2009.

BURGARELLI, C. G. Escrita e corpo pulsional. 2003. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

CHEMAMA, R. Dicionário de psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.

ELIA, L. O conceito de sujeito. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2010.

GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992.

LACAN, J. O Seminário, livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LACAN, J. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: LACAN, J. Escritos. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992. p. 223-259.

LACAN, J. O Seminário, livro 3. As psicoses. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

LEMOS, C. T. G. Uma crítica (radical) à noção de desenvolvimento na Aquisição da Linguagem. In: LIER-DE VITTO, M. F.; ARANTES, L. (org.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC, FAPESP, 2006. p. 21-32.

LEMOS, C. T. G. Das vicissitudes da fala da criança e sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas: IEL/Unicamp, n. 42, p. 41-69, 2002. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637140. Acesso em: 10 nov. 2021.

LEMOS, C. T. G. Desenvolvimento da linguagem e processo de subjetivação. Revista Interações, v. V, n. 10, p. 53-72, jul/dez. 2000. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/354/35401004.pdf. Acesso em: 06 nov. 2021.

LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição da escrita: algumas questões. In: ROJO, R. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. p. 8-18.

MALDONADE, I. R. Universal e singular: instâncias da língua na fala da criança. In: DA HORA, D. et al. (org.). ALFAL 50 anos: contribuições para os estudos linguísticos e filológicos. João Pessoa: Ideia, 2015. p. 1622-1649.

Downloads

Publicado

01-06-2023

Como Citar

Carvalho, M. W. P. L. (2023). A escrita e a leitura infantil: efeitos do outro/Outro na travessia da criança pela aquisição da linguagem escrita. Revista Do GEL, 19(2), 218–239. https://doi.org/10.21165/gel.v19i2.3397

Edição

Seção

Artigos