Fonologia Cognitiva

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i2.2053

Schlagworte:

Fonologia Cognitiva. Estruturas Simbólicas. Som. Significado.

Abstract

A Fonologia Cognitiva é um ramo da Gramática Cognitiva, que teve sua origem nos trabalhos de Langacker (1987, 2007, 2008), Lakoff (1987, 1993) e Taylor (2002). Esta teoria adota um paradigma não modular da mente e baseia-se na premissa de que as habilidades cognitivas requeridas para a linguagem são semelhantes àquelas usadas em outras tarefas cognitivas (COUPER, 2011). Uma vez que a Fonologia Cognitiva faz parte da Gramática Cognitiva, há uma correlação entre a fonologia e os outros níveis da estrutura (sintaxe, semântica, morfologia, etc.), por isso o som não pode ser aprendido independente do significado. Como a Fonologia Cognitiva é uma área explorada em diversos países, com exceção do Brasil, o presente artigo tem o intuito de descrever e debater sobre um tópico ainda pouco explorado pelo meio acadêmico em território brasileiro, visto que a maioria das pesquisas realizadas no referido país toma como base teórico-metodológica os preceitos da Fonologia de Uso, de Bybee (1994, 2001), que se trata de outra vertente da Linguística Cognitiva.

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Autor/innen-Biografie

Eliane da Rosa, UNISINOS

Graduada em Letras-licenciatura plena em lingua inglesa (ulbra), especialista em ensino-aprendizagem em língua inglesa (uniritter), mestre em fonologia e morfologia (ufrgs) e doutoranda em linguística aplicada (Unisinos). Atua como docente há 15 anos.

Veröffentlicht

2018-11-13

Zitationsvorschlag

Rosa, E. da. (2018). Fonologia Cognitiva. Revista Do GEL, 15(2), 85–97. https://doi.org/10.21165/gel.v15i2.2053