O relatório do estágio nas áreas de História e Ciências Biológicas: uma análise das condições de produção
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v22i1.3878Schlagworte:
Gênero relatório de estágio. Condições de produção. Interacionismo Sociodiscursivo.Abstract
Esta pesquisa objetiva investigar as condições de produção do relatório de estágio e suas implicações para a formação docente nas áreas de História e Ciências Biológicas. Para tanto, fundamenta-se no aparato conceitual do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Metodologicamente, enquadra-se no campo da Linguística Aplicada como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. O corpus, explorado com base na análise de conteúdo, constitui-se de 06 respostas a um questionário online aplicado com estudantes dos cursos focalizados. Os resultados sugerem que as condições de produção do relatório, nas áreas em investigação, são específicas e situadas e variam de acordo com o professor da disciplina e a área de conhecimento, particularmente quanto aos objetivos da produção e às orientações para a escrita do gênero. De acordo com as respostas dos estudantes, há diferentes contribuições da escrita do relatório para a formação docente: reflexão sobre o percurso acadêmico, construção da identidade profissional, avaliação do agir do outro e do próprio agir e o desenvolvimento de futuras pesquisas. Conclui-se que o relatório de estágio é um gênero acadêmico-profissional, no qual o professor em formação reflete e (re)age linguística e discursivamente suas percepções, posicionamentos e avaliações sobre a prática docente.
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