O relatório do estágio nas áreas de História e Ciências Biológicas: uma análise das condições de produção

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DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v22i1.3878

Schlagworte:

Gênero relatório de estágio. Condições de produção. Interacionismo Sociodiscursivo.

Abstract

Esta pesquisa objetiva investigar as condições de produção do relatório de estágio e suas implicações para a formação docente nas áreas de História e Ciências Biológicas. Para tanto, fundamenta-se no aparato conceitual do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Metodologicamente, enquadra-se no campo da Linguística Aplicada como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. O corpus, explorado com base na análise de conteúdo, constitui-se de 06 respostas a um questionário online aplicado com estudantes dos cursos focalizados. Os resultados sugerem que as condições de produção do relatório, nas áreas em investigação, são específicas e situadas e variam de acordo com o professor da disciplina e a área de conhecimento, particularmente quanto aos objetivos da produção e às orientações para a escrita do gênero. De acordo com as respostas dos estudantes, há diferentes contribuições da escrita do relatório para a formação docente: reflexão sobre o percurso acadêmico, construção da identidade profissional, avaliação do agir do outro e do próprio agir e o desenvolvimento de futuras pesquisas. Conclui-se que o relatório de estágio é um gênero acadêmico-profissional, no qual o professor em formação reflete e (re)age linguística e discursivamente suas percepções, posicionamentos e avaliações sobre a prática docente.

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Autor/innen-Biografien

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Linguística pelo PROLING, da UFPB. Licenciada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Integra os grupos de pesquisas Teorias da Linguagem e Ensino (UFCG/CNPq) e o Projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA/CNPq/UFPB). Tem interesse e desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos/de texto, letramentos acadêmicos, processos de ensino-aprendizagem de produção textual acadêmica e formação de professores.

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), é professora Titular do Departamento de Língua e Linguística (DLPL), do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e do Mestrado Profissional Linguística e Ensino (MPLE) da Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do PROLING de 2009 a 2012, onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros textuais, letramentos, escrita acadêmica, formação docente e processos de ensino-aprendizagem da escrita. Foi conselheira da Associação Nacional de Letras e Linguística (ANPOLL), quadriênio 2012-2016. É editora da Revista Prolíngua e coordenadora da sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura no Brasil. Ao longo de sua atuação docente, tem desenvolvido projetos de formação de professores de língua portuguesa da rede pública. É líder do grupo Ateliê de Textos Acadêmicos ATA/CNPq/UFPB e uma das líderes do grupo de pesquisa GELIT/CNPq/UFPB (Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho), coordenadora do GT de Gêneros textuais/discursivos, biênio 2023/2025 e membro do grupo ALTER-PUC/SP. 

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Veröffentlicht

2025-12-01

Zitationsvorschlag

Marcelino Silva, J., & Pereira, R. C. M. (2025). O relatório do estágio nas áreas de História e Ciências Biológicas: uma análise das condições de produção. Revista Do GEL, 22(1), 164–191. https://doi.org/10.21165/gel.v22i1.3878