Da formação discursiva a Semântica global: breve analise do tema corrupção em programas de governo das eleições presidenciais 2006
Keywords:
Discurso. Formação Discursiva. Semântica Global. Política.Abstract
Neste ,trabalho do mirante da Análise de Discurso francesa analisamos textualizações do discurso político em Programas de Governo de candidatos a presidente do Brasil das últimas eleições. Trabalhamos como o tema Corrupção foi dado a circular nesses distintos programas de governo. Mobilizamos inicialmente o conceito de formação discursiva, elaborado por Courtine (2007) em Análise do discurso: o discurso comunista endereçado aos cristãos, procurando verificar como os enunciados que dizem o tema Corrupção seinscrevem numa rede de filiações tanto interdiscursivas quanto intradiscursivas e, por último, li luz do conceito de semântica global elaborado por Maingueneau (2005), em Gênese dos discursos. verificamos como esse tema é regrado por um conjunto de restrições semânticas que autoriza. aquilo que pode e deve ser dito pelo discurso. Tais restrições afetam a intertextualidade; o vocabulário; os temas; o estatuto do enunciador e do destinatário: a dêixis enunciativa; o modo de enunciação, a vocalidade e o modo de coesão do discurso. O corpus de análise constitui-se por recortes dos Programas de Governo dos candidatos: Cristovam Buarque PDT, Geraldo Alkmin PSDB, Luiz Inácio da Silva PT e Heloísa Helena PSOL. A escolha dos Planos dos candidatos se justifica pela classificação que obtiveram no processo eleitoral de 2006.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-07-13
How to Cite
BARONAS, R. L., & MANENTI, R. P. (2009). Da formação discursiva a Semântica global: breve analise do tema corrupção em programas de governo das eleições presidenciais 2006. Revista Do GEL, 6(1), 61–79. Retrieved from https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/166
Issue
Section
Artigos
License
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)