ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE SENHORIO NO ÂMBITO DA FAMÍLIA PATRIARCAL: O NOME E A TRANSMISSÃO DE BENS
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3014Keywords:
Semântica do Acontecimento, Escravidão, Senhor, Família.Abstract
Neste artigo, analisamos sentidos da palavra senhor circulantes em cartas de alforria no Brasil durante o período de 1841 a 1888 e em textos da imprensa baiana durante o período de 1870 a 1888. Procura-se responder à questão Como se caracteriza semanticamente o senhorio no âmbito da família patriarcal brasileira? Para tanto, mobilizando pressupostos da Semântica do Acontecimento, aliados a alguns princípios da História/Historiografia, analisa-se um corpus de cartas de alforria e textos da imprensa baiana do século XIX. Demonstra-se, com base nos dados, que o senhorio brasileiro apresenta sentidos específicos fundamentados não somente na relação senhor-escravo, mas também no poder do senhor exercido no âmbito da família patriarcal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)