Jogos linguageiros na infância e o enlace poético

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2611

Palabras clave:

Jogos linguageiros. Som da voz materna. Linguagem infantil.

Resumen

Objetivamos discutir o poder que os textos da tradição oral e os literários exercem no imaginário infantil. Para tanto, tivemos por base o quadro teórico de Lemos e colaboradores e a Psicanálise de base Freud lacaniana. Metodologicamente realizamos uma discussão teórica sobre uma aproximação entre Aquisição de linguagem, Literatura – poesia – e Psicanálise, a partir da hipótese de que a criança é atraída pelos jogos linguageiros da função materna ou de quem exerce essa função, revelando a possibilidade de a criança se sustentar na relação com o outro e, assim, produzir significações novas como os poetas.

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Biografía del autor/a

Elisangela Maria da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda PPGCL UNICAP. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa e em Gestão
escolar. Graduada em Letras. Realiza estudos em Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade. Atua como orientadora pedagógica na área de leitura, produção textual.
Possui experiência com docência em cursos de graduação e pósgraduação,
bem como na área de Linguística com ênfase em Psicanálise e em aquisição de linguagem,
possuindo experiência também na área de Literatura e realiza assessoria pedagógica na área de Linguagens em instituições públicas e particulares da educação básica com
foco na formação continuada de professores.

Glória Maria Monteiro de Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em psicologia (psicologia cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em aquisição de linguagem pela Universidade Estadual de Campinas-Instituto de Estudos da Linguagem-IEL. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP e Docente Colaborador do Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Pesquisador 2b do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Participa do Grupo de Pequisa: Aquisição e Patologias de Linguagem do LAEL-PUC/SP e do Grupo de Pesquisa: Aquisição de Linguagem da UNICAP. Tem experiência na área de linguística, com ênfase na psicanálise, atuando em aquisição de linguagem, principalmente, nos seguintes temas: aquisição de linguagem e o estatuto do investigador, autismo, aquisição de linguagem e erro.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Silva, E. M. da, & Carvalho, G. M. M. de. (2019). Jogos linguageiros na infância e o enlace poético. Revista Do GEL, 16(3), 127–139. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2611