Rumo a um ensino superior 4.0: uma experiência com fórum on-line síncrono para ensino de língua inglesa na perspectiva das metodologias ativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2760

Palabras clave:

nsino de Língua Inglesa. Novas Tecnologias. Ensino Híbrido. Educação 4.0. Fórum On-line Síncrono.

Resumen

Cada vez mais podemos perceber profundas mudanças na educação superior, principalmente com a onipresença dos aparatos digitais que permitem acesso a um número ilimitado de informações. O maior desafio dos professores atualmente é saber como integrar essas novas tecnologias em sala de aula, desenvolvendo habilidades inovadoras para viver em uma sociedade futura ainda em construção, promovendo uma Educação 4.0 (WALLNER; WAGNER, 2016). Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a aplicação de metodologias ativas, como o ensino híbrido (MORÁN, 2015b), no ensino de língua inglesa, tendo as tecnologias digitais como mediadoras do processo de aprendizagem. Os participantes dessa pesquisa são graduandos em Letras com proficiência intermediária em inglês. Ao longo da pesquisa, foram aplicadas tarefas envolvendo ferramentas tecnológicas, tendo como temática principal a vida universitária. O foco do presente trabalho é a interação dos aprendizes em um fórum on-line realizado em uma aula presencial utilizando o Moodle. Foi observado que os alunos responderam positivamente à utilização do fórum on-line de forma síncrona, participando ativamente da discussão. Espera-se, com esse trabalho, incentivar a inserção das novas tecnologias no Ensino Superior, principalmente nos cursos de licenciatura, de maneira a expandir o leque de possibilidades que o ensino-aprendizagem de língua inglesa pode propiciar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

Nunes, M. B., & Barcellos, P. da S. C. C. (2020). Rumo a um ensino superior 4.0: uma experiência com fórum on-line síncrono para ensino de língua inglesa na perspectiva das metodologias ativas. Revista Do GEL, 17(3), 216–233. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2760