LIVRO DIDÁTICO DIGITAL DE INGLÊS: UM GÊNERO NOVO?
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2831Palabras clave:
Bakhtin. Escola de Sidney. Gêneros Discursivos. Livro didático digital de inglês.Resumen
Este artigo focaliza o denominado livro didático digital de inglês, o qual vem sendo divulgado pelas editoras para uso em diversos contextos de ensino. O objetivo é refletir sobre a seguinte questão: o livro didático digital de inglês é ou não um gênero discursivo novo, uma vez que é veiculado em ambiente diferente do tradicional livro didático impresso? O estudo é baseado nas ideias de Bakhtin sobre gênero do discurso e da Escola de Sidney, está ancorada na Linguística Sistêmico-Funcional e nas ideias sobre gêneros digitais defendidas por Araújo (2016). Parte-se da premissa de que o livro didático tradicional impresso é um gênero discursivo, para se analisar um corpus constituído de amostras disponíveis em páginas de editoras nacionais na internet e informações das editoras sobre livros didáticos digitais. A análise do corpus mostra que o denominado livro didático digital de inglês mostrado nos sítios eletrônicos das editoras, e assim definido por elas, é o livro didático impresso em versão digitalizada, com as mesmas características do material já conhecido, não mudando as relações entre os usuários, o conteúdo e nem mesmo o modo de composição. Além disso, o acesso ao livro didático digital é limitado a pessoas que adquirem o livro impresso, não podendo ser usado independente ou em substituição ao impresso. Assim, não se pode afirmar que o livro didático digital traga novas formas de ensinar e aprender com uso de tecnologias digitais ou inserido no meio digital, pois ele não promove nova organização da vida e do fazer do professor ou do estudante na esfera educacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)