Dá zoom na imagem: configurações interacionais experimentadas no contexto escolar durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3547Palabras clave:
Autismo. Interação Social. Multimodalidade. Análise da Conversa Etnometodológica (ACE).Resumen
Este artigo analisa encontros de atendimento educacional especializado (AEE) que aconteceram em agosto de 2020. Os encontros foram registrados em vídeo e deles participam uma professora, uma estudante autista e a mãe da estudante. Desafios e impactos no contexto escolar emergencial remoto serão discutidos a partir de uma análise linguística e interacional de ordem microanalítica. Essa perspectiva oferece instrumentos para descrever as configurações socionteracionais, algumas delas inéditas, tais como:
a) novas contingências espaciais e materiais; b) a interação por meio de tecnologias, que colocou os corpos em copresença temporal e situacional, mas espacial e fisicamente distantes e c) a participação de familiares em interações que eram, até então, reservadas ao professor-aluno(s). Em uma espécie de zoom dado a instantes de interações, as análises mostram como as três participantes vivenciaram e gerenciaram um conjunto de acontecimentos que habitavam uma macroesfera da pandemia, como alterações de estados emocionais da estudante autista (mas também de professores e pais); adaptação da estudante a uma nova rotina; confronto com problemas práticos relacionados à tecnologia; presença inédita de familiares durante as aulas.
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