Sínclise Pronominal – vestígios de uma controvérsia

Pronominal Enclitic – Traces of a Controversy

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v21i3.3756

Palabras clave:

Historiografia Linguística. Sínclise Pronominal. O Problema da Colocação de Pronomes. Dificuldades da Língua Portuguesa. Moderna Gramática Portuguesa.

Resumen

O presente artigo tem por intento mostrar a presença, na Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, da controvérsia acerca da colocação dos pronomes oblíquos átonos, havida entre estudiosos da língua que defendiam o uso lusitano e aqueles que achavam legítima a forma brasileira. Para tanto, buscaram-se duas obras representativas dos pensamentos em conflito: a 5ª edição de O Problema da Colocação de Pronomes (Suplemento às Gramáticas Portuguesas), de Cândido de Figueiredo, datada de 1928, e a 2ª edição de Dificuldades da Língua Portuguesa, da Manuel Said Ali, datada de 1919. Para alcançar o objetivo, tomou-se como fundamento teórico a Historiografia Linguística, uma vez que o presente estudo privilegiará a abordagem do tópico da gramática para além do aspecto linguístico, valendo-se da pesquisa bibliográfica para reconstituir as condições de produção dessas obras. Como resultado, temos que Bechara, em que pese reconheça a diferença entre as pronúncias brasileira e portuguesa, de modo igual a Said Ali, mostrando-se crítico a certas tradições da Gramática ao abraçar fundamentos da linguística contemporânea, utiliza como exemplo obras literárias brasileira e portuguesas de séculos passados, trazendo, assim, fundamentos e práticas em comunm com a Cândido de Figueiredo. Do exposto, é possível concluir que todas as obras em questão cumpriram, a seu tempo, determinado papel discursivo, político e social, motivo pelo qual ainda são referências em alguma medida, e que caberá aos educadores e pesquisadores, ao longo do tempo, formar novas demandas por novos compêndios gramaticais, ao questionarem as atuais obras e despertando o respectivo público alvo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Sievers, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e licenciado em Letras com habilitação em Português e Italiano, pela mesma instituição de ensino. Atua no mercado editorial como revisor e tradutor de inglês, espanhol e italiano desde 2012. Atualmente tem se dedicado aos estudos da língua portuguesa em uso no confronto com os manuais de gramática, tema que aborda em seu doutoramento em Língua Portuguesa também pela UERJ.

Tania Maria Nunes de Lima Camara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Língua Portuguesa. Professora Associada de Língua Portuguesa da UERJ. Atua nos cursos de Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa. Autora da obra As Múltiplas Faces do Ser Machadiano: um olhar crítico sobre os nomes próprios, bem como de artigos e capítulos publicados em livros e periódicos. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Práticas da Expressão Linguística e Práticas Escolares: leitura, produção textual, ensino. Coordenadora do Núcleo de Extensão do Instituto de Letras da UERJ. Coordenadora do curso Português para a comunidade, do LICOM/PLIC. Membro dos Projetos de Pesquisa Descrição e Ensino de Língua Portuguesa: pressupostos e práticas, e LABSEM: Laboratório Multidisciplinar de Semiótica. Área de interesse: ensino de língua materna: aspectos gramaticais e estilísticos; leitura e produção textual; gêneros e domínios discursivos, dentro da linha de Pesquisa Ensino de Língua Portuguesa.. (Texto informado pelo autor)

Citas

ALI, S. Dificuldades da Língua Portuguesa. 7. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras; Fundação Biblioteca Nacional, 2008 [1919].

ANDRADE, O. de. Pronominais. In: ANDRADE, O. de. Obras Completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. v. 6, 7.

BATISTA, R. O. História e Historiografia da Linguística. In: BATISTA, R. O.; BASTOS, N. B. (org.). Questões em Historiografia da Linguística: Homenagem a Cristina Altman. São Paulo: Pá de Palavra, 2020.

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguêsa. 15. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969 [1961].

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguêsa. 39. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2019.

BECHARA, E. Apresentação. Primeiros Ecos de F. de Saussure na Gramaticografia de Língua Portuguesa. In: ALI, S. Dificuldades da Língua Portuguesa. 7. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras; Fundação Biblioteca Nacional, 2008 [1919].

FIGUEIREDO, C. de. O Problema da Colocação de Pronomes: Suplemento às Gramáticas Portuguesas. 5. ed. Lisboa: Livraria Clássica, 1928.

MARQUES, L. M. B. As Aulas de Saussure: um retorno aos manuscritos. Belo Horizonte: PUCMinas, 2016.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

SAUSSURE, F. de. Escritos de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004.

VIANA, G. Juízo Crítico. In: FIGUEIREDO, C. de. O Problema da Colocação de Pronomes: Suplemento às Gramáticas Portuguesas. 5. ed. Lisboa: Livraria Clássica, 1928. p. 5-11.

Publicado

2025-08-19

Cómo citar

Sievers, M., & Maria Nunes de Lima Camara, T. (2025). Sínclise Pronominal – vestígios de uma controvérsia: Pronominal Enclitic – Traces of a Controversy. Revista Do GEL, 21(3), 147–171. https://doi.org/10.21165/gel.v21i3.3756

Número

Sección

Edição Temática