A QUARTA CAPA DE LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS À LUZ DA TEORIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SIDNEY.

Autores

  • Renato Caixeta Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.496

Palavras-chave:

Gênero. Quarta capa. Livro didático de inglês. Escola de Sidney

Resumo

Resumo: Neste trabalho, apresenta-se a análise do gênero quarta capa de livros didáticos de inglês com base nas ideias sobre gênero da Escola de Sidney, considerando-o como parte do contexto cultural escolar e comercial. Apresentam-se, primeiramente, os referenciais teóricos dessa Escola, e nesta linha, a ideia de gênero como uma atividade linguística e social organizada em estágios e voltada a objetivos, que tem uma configuração contextual e elementos com objetivos inerentes. Também é feita uma análise linguístico-discursiva de aspectos ideacionais e interpessoais de dois exemplares do gênero com base na proposta de Martin e Rose (2003 e 2007), evidenciando que o livro didático de inglês é representado, nesse gênero, como agente importante nos processos de ensino e aprendizagem. Por fim, argumenta-se sobre a implicação deste trabalho para cursos de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Caixeta Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Desde 1997 é professor de inglês do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e desde 2012 é membro do corpo docente do Curso de Letras (Bacharelado em Tecnologias da Edição) e do Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino eaprendizagem de língua estrangeira, livro didático, discurso pedagógico, educação profissional. análise discursiva, Linguística Sistêmico-Funcional, Leitura de Imagens e Multimodalidade.

Downloads

Publicado

23-06-2016

Como Citar

Silva, R. C. (2016). A QUARTA CAPA DE LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS À LUZ DA TEORIA DE GÊNEROS DA ESCOLA DE SIDNEY. Revista Do GEL, 13(1), 157–175. https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.496

Edição

Seção

Artigos