Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais

Auteurs-es

  • Eliane Gouvêa LOUSADA

Mots-clés :

Gêneros textuais. Arquitetura textual. Capacidades de linguagem.

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de ensino de produção escrita para estudantes universitários de Francês como língua segunda baseada em gêneros textuais. Essa experiência foi realizada em um curso de francês para alunos anglófonos do terceiro ano da Universidade de Guelph, Canadá. O programa do curso, assim como sua apli­cação em sala de aula, foram baseados nos pressupostos teóricos do Interacionismo sociodis­cursivo, tal como apresentado por Bronckart (2006, 2007, 2008) e também nos trabalhos que exploram o uso de gêneros textuais para o ensino de língua materna (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e estrangeira (CRISTÓVÃO, 2002). Os resultados foram bastante positivos, mas apon­taram a necessidade de algumas modificações para o melhor aproveitamento dos alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2009-12-31

Comment citer

LOUSADA, E. G. (2009). Produção escrita em francês como segunda língua: uma experiência baseada em gêneros textuais. Revista Do GEL, 6(2), 160–174. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/101

Numéro

Rubrique

Artigos