A DISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO EM WAPIXANA: APARENTE DESAFIO TIPOLÓGICO

Autores

  • Luciana Sanchez-Mendes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1114

Palavras-chave:

Semântica, Contabilidade, Distinção Contável-Massivo, Línguas Indígenas, Línguas Aruák

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel da distinção contável-massivo na língua Wapixana (Aruák, Brasil). À primeira vista, os dados dessa língua apresentam um desafio tipológico no que diz respeito à distribuição de classificadores numerais e marcas de número. A tese central defendida neste trabalho é a de que esse desafio é apenas aparente, uma vez que Wapixana não parece exigir obrigatoriamente morfemas nominais de número e os ditos classificadores numerais são, na verdade, termos de classe. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Sanchez-Mendes, Universidade Federal Fluminense

Professora na Universidade Federal Fluminense.

Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral dFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil em co-tutela com a Unité Mixte de Recherche Strutures Formelles du Langage (UMR 7023) da Université Paris 8, em Paris, França.  

Downloads

Publicado

26-09-2016

Como Citar

Sanchez-Mendes, L. (2016). A DISTINÇÃO CONTÁVEL-MASSIVO EM WAPIXANA: APARENTE DESAFIO TIPOLÓGICO. Revista Do GEL, 13(2), 138–162. https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1114

Edição

Seção

Artigos