PONTUAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS EM UM POEMA INÉDITO DE CASSIANO RICARDO
DOI :
https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1464Mots-clés :
PONTUAÇÃO, ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO, CASSIANO RICARDORésumé
Esta pesquisa discute o uso dos sinais de pontuação, em especial no texto poético, bem como suas implicações quanto à constituição de sentidos. Nos poemas do livro Dexistência, última obra inédita de Cassiano Ricardo, chamou-nos atenção a presença peculiar da pontuação, inclusive barras em vários versos, em um número considerável. Para esta investigação, elegemos como aporte teórico a Análise Dialógica do Discurso, que tem sua base nas obras do Círculo bakhtiniano, dos quais destacamos Bakhtin/Voloshinov/Medviédev, com o intuito de observar as relações dialógicas e os efeitos de sentido que o poema selecionado sugere. O livro inédito editado recentemente Dexistência, último livro de Cassiano Ricardo, oferece material ainda pouco explorado para discutir essa questão. No entanto, como há uma quantidade considerável de exemplos, elegemos o poema Relógio de pulso como objeto de estudo no intuito de aprofundar as reflexões sobre esse tópico na perspectiva dialógica da linguagem. Por essa investigação preliminar, pode-se dizer que a pontuação, juntamente com outros recursos expressivos, exerce um papel decisivo na constituição de sentido do poema em questão, evidenciando um sujeito poético que parece clivado entre a vida e a morte, estabelecendo uma linha divisória entre o existir/desistir, em busca de unificação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)