Abordagem hierárquica da gramaticalização de construções clivadas em interrogativas de conteúdo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1844

Mots-clés :

Gramaticalização, Interrogativas de Conteúdo, Clivagem, Gramática Discursivo-Funcional.

Résumé

Este artigo objetiva contribuir com o delineamento de uma abordagem hierárquica da gramaticalização. Para tanto, a atenção se volta para a estrutura das interrogativas de conteúdo do português, especificamente para a clivagem do constituinte interrogativo por meio da construção-é que e da construção -que. Com base no aparato teórico-metodológico da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), são distinguidos, na diacronia do português, quatro padrões de estruturação das clivadas nas interrogativas de conteúdo. A partir disso, este trabalho defende que a emergência da construção-é que e da construção-que, nas interrogativas de conteúdo do português, representa um caso de gramaticalização e aponta para mecanismos de análise que, no interior da GDF, dão conta de abordar hierarquicamente tal processo de mudança linguística.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Michel Gustavo Fontes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil

É graduado em Letras/Licenciatura-Português/Espanhol (2009), Mestre (2012) e Doutor em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de São José do Rio Preto. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus de Três Lagoas (CPTL). Tem experiência na área de Teoria e Análise Linguística, especialmente na linha de descrição funcional de línguas, trabalhando com temas como: distinção léxico/gramática, mudança linguística, ordenação de constituintes e articulação de orações.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-26

Comment citer

Fontes, M. G. (2018). Abordagem hierárquica da gramaticalização de construções clivadas em interrogativas de conteúdo. Revista Do GEL, 15(1), 10–37. https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1844