Abordagem hierárquica da gramaticalização de construções clivadas em interrogativas de conteúdo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1844

Parole chiave:

Gramaticalização, Interrogativas de Conteúdo, Clivagem, Gramática Discursivo-Funcional.

Abstract

Este artigo objetiva contribuir com o delineamento de uma abordagem hierárquica da gramaticalização. Para tanto, a atenção se volta para a estrutura das interrogativas de conteúdo do português, especificamente para a clivagem do constituinte interrogativo por meio da construção-é que e da construção -que. Com base no aparato teórico-metodológico da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), são distinguidos, na diacronia do português, quatro padrões de estruturação das clivadas nas interrogativas de conteúdo. A partir disso, este trabalho defende que a emergência da construção-é que e da construção-que, nas interrogativas de conteúdo do português, representa um caso de gramaticalização e aponta para mecanismos de análise que, no interior da GDF, dão conta de abordar hierarquicamente tal processo de mudança linguística.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Michel Gustavo Fontes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil

É graduado em Letras/Licenciatura-Português/Espanhol (2009), Mestre (2012) e Doutor em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de São José do Rio Preto. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus de Três Lagoas (CPTL). Tem experiência na área de Teoria e Análise Linguística, especialmente na linha de descrição funcional de línguas, trabalhando com temas como: distinção léxico/gramática, mudança linguística, ordenação de constituintes e articulação de orações.

Pubblicato

2018-04-26

Come citare

Fontes, M. G. (2018). Abordagem hierárquica da gramaticalização de construções clivadas em interrogativas de conteúdo. Revista Do GEL, 15(1), 10–37. https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1844

Fascicolo

Sezione

Artigos