(INTER)SUBJETIVIDADE NOS ESTUDOS DE REDES SOCIAIS: DISSOLVENDO FRONTEIRAS

Autores

  • Sayonara Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Júlio Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Redes Sociais. Caosmose. Self. Enunciação.

Resumo

As redes sociais da internet (RSI) se multiplicam e todas elas, embora tenham esquemas enunciativos distintos, ampliam as possibilidades de por em cena (inter)subjetividades. Muitos papeis sociais são desempenhados nesses ambientes digitais que dão guarida às múltiplas faces de um sujeito que se (des)constrói em meio a um processo heterogêneo. Diante disso, a pergunta que norteia esse ensaio é: Como estudar esse processo de (des)construção da subjetividade em redes sociais? A proposição que defendemos neste trabalho é a de que o sujeito adepto das redes sociais da internet encontra-se em um tempo-espaço propício a excitações que vão muito além das percepções idiossincráticas de cada indivíduo. Em função disso, propomos que estudar as (inter)subjetividades nas RSI pode ser produtivo se relacionarmos as noções de caosmose (Guattari), self (Goffman) e enunciação linguística (Benveniste). A conclusão a que chegamos é a de que o viés da enunciação linguística pode ser uma alternativa metodológica que auxilie na conexão entre uma concepção mais transversalista da subjetividade e a tese de que a interação social assemelha-se a uma encenação teatral e, por isso, pode tomar rumos diversos, de acordo com roteiros pré-estabelecidos e socialmente partilhados nos cenários digitais das RSI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre e Doutoranda em Linguística pela UFC.

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (ABEHTE) no biênio 2009-2011. Atualmente, é coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL e membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.

Downloads

Publicado

25-07-2014

Como Citar

Costa, S., & Araújo, J. (2014). (INTER)SUBJETIVIDADE NOS ESTUDOS DE REDES SOCIAIS: DISSOLVENDO FRONTEIRAS. Revista Do GEL, 11(1), 30–50. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/193

Edição

Seção

Artigos