PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E A TAXONOMIA DE BLOOM: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE ON-LINE ON-LINE
DOI :
https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2769Mots-clés :
Pedagogia dos multiletramentos. Taxonomia digital de Bloom. Formação de professores. Tecnologias digitaisRésumé
A formação continuada de professores, amparada pela LDB 9394/96 e pela Lei Nacional de Educação nº 10.172 de 2001, defendida por Almeida Filho (1999), Dutra e Mello (2004), Arruda (2008, 2013) e Celani (2001), constitui-se como espaço de reflexão para os participantes. No entanto, as oportunidades para aperfeiçoamento são cada vez mais raras, especialmente pelas poucas ofertas. Nesse contexto, este artigo apresenta e analisa os desdobramentos de um curso de formação continuada para professores de inglês de Minas Gerais, intitulado Curso de Formação Pedagogia dos Multiletramentos (CFPM), oferecido on-line, motivado pela pesquisa de doutorado de uma das autoras, assim como pelas teorias que fundamentaram o seu design, a pedagogia dos multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012, 2015) e a taxonomia digital de Bloom (CHURCHES, 2008). Expõe os dados e sua análise, a fim de demonstrar como as teorias estudadas durante cinco meses de curso influenciaram a prática pedagógica dos participantes. Fazendo uso do paradigma qualitativo e do método de estudo de caso, os dados foram coletados por meio da realização de questionários, tarefas e interações entre os participantes. Os resultados revelam que o CFPM foi bem-sucedido ao contribuir para reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas dos participantes, professores de inglês mineiros.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)