A semântica das perguntas em português brasileiro: uma proposta sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3117

Palavras-chave:

Semântica. Pergunta. Demanda de informação. Semântica da mensagem. Linguística Sistêmico-Funcional.

Resumo

Neste artigo, a partir dos estudos sistêmico-funcionais de Hasan (1989, 2013, entre outros), propomos uma descrição do sistema semântico de demanda de informação – também conhecido como “perguntas” – em português brasileiro. Apontamos, antes, quais são as principais frentes de pesquisa sistêmico-funcionais, assim como discutimos as noções fundamentais de realização, instanciação e rede sistêmica. Depois, explicitamos as categorias propostas em uma perspectiva tipológica e, em seguida, fazemos considerações sobre uma possível interpretação topológica do sistema. Finalmente, discutimos a possível integração do sistema proposto a outras perspectivas sistêmico-funcionais sobre o estrato da semântica, além de sugestões de próximos passos para pesquisas sobre a semântica das perguntas em português brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theodoro Casalotti Farhat, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Farhat, T. C., & Gonçalves-Segundo, P. R. (2021). A semântica das perguntas em português brasileiro: uma proposta sistêmico-funcional. Revista Do GEL, 18(2), 35–65. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3117

Edição

Seção

Artigos