A semântica das perguntas em português brasileiro: uma proposta sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3117

Palavras-chave:

Semântica. Pergunta. Demanda de informação. Semântica da mensagem. Linguística Sistêmico-Funcional.

Resumo

Neste artigo, a partir dos estudos sistêmico-funcionais de Hasan (1989, 2013, entre outros), propomos uma descrição do sistema semântico de demanda de informação – também conhecido como “perguntas” – em português brasileiro. Apontamos, antes, quais são as principais frentes de pesquisa sistêmico-funcionais, assim como discutimos as noções fundamentais de realização, instanciação e rede sistêmica. Depois, explicitamos as categorias propostas em uma perspectiva tipológica e, em seguida, fazemos considerações sobre uma possível interpretação topológica do sistema. Finalmente, discutimos a possível integração do sistema proposto a outras perspectivas sistêmico-funcionais sobre o estrato da semântica, além de sugestões de próximos passos para pesquisas sobre a semântica das perguntas em português brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Theodoro Casalotti Farhat, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Farhat, T. C., & Gonçalves-Segundo, P. R. (2021). A semântica das perguntas em português brasileiro: uma proposta sistêmico-funcional. Revista Do GEL, 18(2), 35–65. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3117

Edição

Secção

Artigos