Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal
Mots-clés :
Linguística, Fonoaudiologia, Aquisição da linguagem, Distúrbios da linguagem, MultimodalidadeRésumé
A aquisição da linguagem contempla um processo dialógico contínuo de desenvolvimento mútuo da fala, dos gestos, do olhar que se (inter)relacionam e constituem um único conjunto de produção e de significação. Essa concepção de linguagem multimodal começa a penetrar, atualmente, na prática fonoaudiológica, que busca promover atenção à saúde da comunicação humana. Desse modo, este trabalho buscou analisar o desenvolvimento linguístico, em uma perspectiva multimodal, de uma criança com atraso nesse processo de apropriação da linguagem. Para isso, foram realizadas filmagens de três encontros terapêuticos entre uma díade criança-fonoaudiólogo e foi analisada uma atividade comum nessas sessões: uma brincadeira com um jogo de animais. Constatou-se que há uma integração entre o uso de gestos e da fala, principalmente em partes que atraem mais a atenção da criança. Além disso, houve um desenvolvimento das produções verbais característica da trajetória infantil: na avaliação fonoaudiológica, foi observado que o menino só balbuciava, mais, durante o processo terapêutico, verificou-se o surgimento do uso de jargões e das primeiras palavras reconhecíveis e interpretáveis pelo adulto. Acredita-se que esse desenvolvimento tenha sido favorecido pela terapia fonoaudiológica em parceria à estimulação familiar.Téléchargements
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Publié-e
2015-12-31
Comment citer
Lima, I. L. B., & Cavalcante, M. B. C. (2015). Desenvolvimento da linguagem na clínica fonoaudiológica em uma perspectiva multimodal. Revista Do GEL, 12(2), 89–111. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/382
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Artigos
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