Análise de Marcas de dois governos federais pós-impeachment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i3.3142

Palavras-chave:

Marcas de Governo, Metáfora, Metonímia, Gramática do Design Visual.

Resumo

Este trabalho corresponde a um recorte da pesquisa de Mestrado de um dos autores, a respeito da análise de Marcas de Governo – construções imagéticas produzidas pela Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM) para identificar visualmente o mandato de um presidente da República. Os dados de análise são duas Marcas de Governo, gestão Itamar Franco e gestão Michel Temer, escolhidas por serem ambas de mandatos pós-impeachment. O objetivo deste trabalho é analisar, conforme a Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002; SAPARAS; IKEDA, 2017; FENG, 2017), a relação dessas Marcas com as Marcas dos governos que os antecedem, bem como as metáforas e metonímias que as compõem. Deste modo, foi possível perceber que, embora sob formas diferentes, ambas as Marcas foram construídas de maneira a evitar a associação com as construções dos governos anteriores, alvo de impeachment. Foi observada, também, a metonímia do tipo PARTE PELO TODO tanto na Marca de Franco quanto de Temer, fazendo remissão, nos dois casos, à Bandeira do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciano Rocha Professor, Universidade Federal da Grande Dourados, (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), orientado pelo prof. Dr. Marcelo Saparas (UFGD)

Marcelo Saparas, Universidade Federal da Grande Dourados, (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio de pós-doutorado na PUC-SP em 2017-2018. Atualmente é professor adjunto em Língua Inglesa e Linguística da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição.

Referências

FENG, W. D. Metonymy and visual representation: Towards a social semiotic framework of visual metonymy. Visual Communication, v. 6, n. 4, p. 441-466, 2017.

HARISSON, C. Visual semiotics: understanding how still images make meaning. Technical Communication, v. 50, n. 1, p. 46-60, 2003.

KRESS, G.; LEITE-GARCIA, R.; van LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: VAN DIJK, TEUN A. (comp.). El discurso como estructura y proceso. Barcelona: Editorial Gedisa, 2000. p. 373-412.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 2006.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. São Paulo: Mercado das Letras, 2002.

LOVATO, C. S. Análise das imagens em notícias de popularização científica. Travessias, Cascavel, v. 4, p. 114-133, 2010.

MINSKY, M. A. A framework for representing knowledge. In: WINSTON, P. The Psychology of Computer Vision. McGraw-Hill, 1975.

RADDEN, G.; KOVËCSES, Z. Towards a theory of Metonomy. In: EVANS, V.; BERGEN, B.; ZINKEN, J. (ed.). The Cognitive Linguistics Reader. London: Equinox, 2007. p. 335-359.

SANTAELLA, L. Imagens são óbvias ou astuciosas? Líbero (FACASPER), v. XVII, p. 13-18, 2014.

SAPARAS, M.; IKEDA, S. N. Metáfora Cultural: persuasão e revelação. Dourados: Ed. UFGD, 2017.SARDINHA, T. B. Metáfora. São Paulo: Parábola, 2007.SECOM. Manual de Uso da Marca do Governo Federal. Brasil, Pátria educadora – Governo Federal, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3yJxnwY. Acesso em: 10 abr. 2020. SECOM. Manual de Uso da Marca do Governo Federal. Brasil, Ordem e Progresso – Governo Federal, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3FaPRZI. Acesso em: 10 abr. 2020.

SOUSA, A. L. F de. A construção metafórica e metonímica da anarquia na história em quadrinhos V de Vingança. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 44, n. 79, p. 96-107, jan. 2019.

SOUSA, A. C. Marca do Governo Federal (2019-2022): a simplicidade dos novos tempos, 2019. Disponível em: https://tonykarlos.com/profi/nova-marca-governo-federal/. Acesso em: 15 jun. 2020.

WIKIPÉDIA. Logomarca do governo Itamar Franco, 2013. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Logomarca_do_governo_Itamar_Franco.jpg. Acesso em: 15 jun. 2020.

WIKIPÉDIA. Logo do Governo FHC, 2017. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Logo_do_governo_FHC.png. Acesso em: 16 jul. 2020.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

Professor, J. R., & Saparas, M. (2021). Análise de Marcas de dois governos federais pós-impeachment. Revista Do GEL, 18(3), 366–385. https://doi.org/10.21165/gel.v18i3.3142