Análise sintático-semântica das construções verbais locativas da língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i2.2065

Palavras-chave:

Verbos Locativos. Classes Verbais.Análise Contrastiva. Decomposição de Predicados.Léxico-Gramática. Português Brasileiro. Português Europeu.

Resumo

Neste artigo nos propomos a: (i) descrever as propriedades sintático-semânticas das construções verbais locativas em língua portuguesa; (ii) descrever e analisar duas propostas de classificação sintático-semântica dessas construções para as variantes do português brasileiro (Catálogo) e do português europeu (ViPEr); e (iii) estabelecer os pontos comuns e divergentes entre as duas classificações selecionadas e contrastadas. Definimos os verbos locativos como aqueles que estabelecem uma relação de localização entre um nome, que designa um lugar, e outro nome, que designa o objeto desse lugar. Os complementos locativos podem ser essenciais para a construção do predicado verbal ou meros adjuntos adverbiais, cuja inserção na frase de base se faz por meio de um verbo-suporte de ocorrência. No que se refere à análise contrastiva do Catálogo e do ViPEr, pode-se afirmar que, ainda que sejam trabalhos que partam de bases teórico-metodológicas distintas, foi possível identificar uma elevada correspondência entre algumas das classes do Catálogo e as classes de construções locativas do ViPEr. As principais diferenças encontradas nas duas variantes da língua restringiram-se, sobretudo, a aspectos lexicais e a verbos marcados por processos diferenciados de derivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roana Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Professora Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/SE).

Oto Vale, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos/SP). 

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

Rodrigues, R., Vale, O., & Baptista, J. (2019). Análise sintático-semântica das construções verbais locativas da língua portuguesa. Revista Do GEL, 16(2), 9–26. https://doi.org/10.21165/gel.v16i2.2065

Edição

Seção

Artigos