Estabelecendo objetivos de aprendizagem em contexto de teletandem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2397

Palavras-chave:

Teletandem. Contexto de interação e mediação. Objetivos de aprendizagem.

Resumo

O propósito do presente artigo é discutir a respeito das questões relacionadas ao estabelecimento de objetivos de aprendizagem para as interações que se dão no contexto virtual do teletandem. Para tanto, fundamentamos nossa discussão no aporte teórico da abordagem do Ensino de Línguas para Fins Específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1987; ROBINSON, 1991, CELANI; FREIRE; RAMOS, 2005), que considera o ensino de línguas a partir das necessidades de aprendizagem dos estudantes e pode ser aplicada a diferentes contextos educacionais. Os dados analisados são oriundos de questionários propostos a interagentes de teletandem, alunos de uma universidade brasileira que fizeram interação com alunos de uma universidade mexicana, durante o segundo semestre de 2018. A perspectiva metodológica do trabalho está ancorada na teoria fundamentada (CHARMAZ, 2009), cujos métodos estão baseados na coleta sistemática de dados, os quais, após a análise, dão origem a conceitos. As discussões aqui empreendidas poderão servir de subsídio a mediadores e interagentes que atuam nesse ambiente on-line de ensino e aprendizagem de línguas, no sentido de que possam direcionar e potencializar o processo a partir dos objetivos estabelecidos.

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Biografias Autor

Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, UNESP - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Departamento de Educação 

Área de ensino e aprendizagem de línguas

Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, UNESP - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Departamento de Letras Modernas

Área de ensino e aprendizagem de línguas

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Ramos, K. A. H. P., & Carvalho, K. C. H. P. de. (2018). Estabelecendo objetivos de aprendizagem em contexto de teletandem. Revista Do GEL, 15(3), 73–87. https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2397

Edição

Secção

Edição Temática v. 15 n. 3 (2018)