MULTILETRAMENTOS E AUTONOMIA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2822

Palavras-chave:

Multiletramentos. Autonomia. Ensino de inglês

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio (BRASIL, 2017) estabelece que o ensino de inglês deve abranger a utilização da língua na vida pessoal e profissional do aluno e expandir os seus repertórios linguísticos, multissemióticos e culturais. Diante disso, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa em ensino de língua inglesa que busca promover os multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; ROJO, 2017) e a autonomia (BENSON, 2001; WARSCHAUER, 2002; LEFFA, 2003) dos alunos por meio de tarefas. Participam da investigação quatro alunos do ensino médio de uma instituição de ensino pública que realizaram três tarefas caracterizadas pelo desenvolvimento das habilidades comunicativas, utilização de recursos tecnológicos, exploração de fontes de informações, interação entre os participantes e expansão cultural. Tais tarefas foram elaboradas em conjunto pelos professores das disciplinas de língua inglesa e automação, que buscavam uma atuação interdisciplinar. Os resultados demonstram a promoção da autonomia dos alunos em aspectos como administração do tempo, seleção de formas de interação e recursos tecnológicos, e a prática de multiletramentos pode ser inferida pela promoção da consciência social e cultural por meios multimodais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Kobayashi, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Universidade Federal de São Carlos

É doutora e mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP e graduada em Comunicação Social pela UNESP. Atuou como examinadora dos testes da Cambridge English – Language Assessment da Universidade de Cambridge, instituição para qual já desenvolveu pesquisa na área de efeito retroativo de exames de proficiência. Trabalhou nas áreas de comunicação e ensino de língua inglesa em empresas no Brasil e no exterior. É docente do Instituto Federal São Paulo e realiza estudos na área de avaliação de proficiência em língua inglesa e ensino de inglês para negócios.

Eugenio de Felipe Zampini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Docente do Instituto Federal de São Paulo

Downloads

Publicado

06-07-2020

Como Citar

Kobayashi, E., & Zampini, E. de F. (2020). MULTILETRAMENTOS E AUTONOMIA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Revista Do GEL, 17(1), 160–188. https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2822

Edição

Seção

Artigos