Reflexões de base discursivo-cartográfica sobre enunciados acerca da BNCC-EM
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v22i1.3973Palavras-chave:
BNCC-EM. Análise do Discurso. Semântica Global. Educação Padrão.Resumo
O presente artigo, que visa compartilhar os resultados da pesquisa de doutorado da autora, analisa as disputas discursivas que permeiam a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM), a partir de uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada na análise do discurso e na semântica global de Maingueneau. A pesquisa cartográfica examina os enunciados de segmentos privatistas – Movimento pela Base, Todos pela Educação e Fundação Lemann – que desempenharam papéis centrais na elaboração e implementação da BNCC-EM, contrastando-os com as vozes de contraconduta. Os segmentos privatistas são analisados quanto às suas estratégias linguístico-discursivas, como modalizadores deônticos, silenciamentos e supervalorização de experiências estrangeiras, que sustentam a proposta de uma educação padronizada, alinhada a interesses empresariais. Por outro lado, os discursos de contraconduta são explorados como resistências ético-políticas que desconstroem as verdades autoproclamadas dos agentes privatistas, evidenciando as limitações e os impactos de uma política educacional homogênea para a diversidade do contexto brasileiro. O estudo revela como os discursos mobilizam dispositivos de poder e governamentalidade para naturalizar a BNCC-EM, enquanto ocultam tensões políticas e sociais subjacentes. A pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre a relação entre linguagem, poder e governança nas políticas educacionais, contribuindo para o debate sobre os desafios da educação pública no Brasil.
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Referências
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