A produção textual no ensino de língua: sujeitos leitores, autores e tradutores em construção

Autores

  • Marilia Blundi Onofre Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Cássia Regina Coutinho Sossolote Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

ensino de língua, processos de leitura, processos parafrásticos

Resumo

Este artigo versa sobre o processo de ensino da produção textual, o que implica considerar os vários fatores aí envolvidos, entre eles, os objetivos visados nesse processo. Questão norteadora das demais, esses objetivos alteraram-se, acompanhando o papel atribuído ao ensino, que de reprodutivo passa a produtivo ou construtivo. Nessa perspectiva construtivista, propomos abordar o exercício de produção textual com base nos pressupostos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), por meio do princípio da invariância linguística sobre a qual se afloram as variações linguísticas. É desse lugar que a TOPE dialoga com os objetivos construtivos do ensino da produção textual, e será desse lugar, então, que nos propomos a defender que esse ensino seja abordado como um exercício de tradução no qual o aluno é chamado a atuar como leitor e autor.

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Referências

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Blundi Onofre, M., & Coutinho Sossolote, C. R. (2016). A produção textual no ensino de língua: sujeitos leitores, autores e tradutores em construção. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 637–646. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1000

Edição

Seção

Ensino de Língua Materna