A diversidade linguística no ensino de português como língua adicional e língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2714

Palavras-chave:

português brasileiro, língua adicional, ensino de português.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar parte do resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2016. Nessa etapa, elaboramos e aplicamos um questionário para diagnosticar conceitos que os professores da Educação Básica, alunos do mestrado profissional, têm sobre a diversidade linguística, tanto no Português Brasileiro quanto na Língua Adicional, em sua prática profissional. Também foi investigado como essa diversidade é abordada em suas aulas e se eles têm conhecimento do Celpe-Bras. A partir da análise das respostas do questionário, propomo-nos a refletir sobre posicionamentos teóricos que envolvem a formação de professores no que se refere à abordagem da diversidade linguística no ensino de língua portuguesa, bem como o plurilinguismo no Brasil.

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Biografia do Autor

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Professora Associada  e pesquisadora do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa (DLLP) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba). Pós-doutoranda na UNESP/Araraquara (2019-2020). E-mail: julianabertucci@gmail.com

Deolinda de Jesus Freire, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta e pesquisadora do Departamento de Estudos Literários (DEL) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/Uberaba). 

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

Barbosa, J. B., & Freire, D. de J. (2020). A diversidade linguística no ensino de português como língua adicional e língua estrangeira. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 651–673. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2714

Edição

Seção

Artigos