Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912

Palavras-chave:

Transtornos do Espectro do Autismo, temporalidade, ações corporificadas.

Resumo

Os objetivos deste trabalho são explorar como algumas ações interacionais corporificadas silenciosas são construídas, contribuindo para a descrição de interações envolvendo sujeitos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Transcrevemos e descrevemos quatro sequências em que perguntas e solicitações verbais de uma terapeuta são dirigidas a uma criança com TEA e respondidas por ações corporificadas não-verbais. Identificamos algumas formas pelas quais os interlocutores constroem, monitoram e gerenciam as múltiplas e complexas temporalidades de uma interação que envolvem ações de: a) projeções; b) sequencialidade e c) inteligibilidade de unidades constitutivas dos turnos. As análises apresentadas colaboraram para o refinamento de métodos qualitativos para a descrição da dinâmica interacional de interações envolvendo sujeitos com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Miranda da Cruz, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Docente do Departamento de Letras, Escola de Filoofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. 

Formada em Linguística pela UNICAMP, onde obteve título de Mestre e Doutora.

Pesquisadora do Laboratório de Linguagem e Cognição- LabLinC/UNIFESP.  

Pesquisadora Produtividade Pq2 CNPq (2020-2022).

Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduada em Letras, Universidade Federal de São Paulo.
Pesquisadora do LabLinc - Laboratorio Linguagem e Cognição/UNIFESP.

Bolsista de Treinamento Tecnico -TT3- FAPESP (2020-2021).

Ana Carina Tamanaha, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora Afiliada do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP.
Programa de Pós-Graduacao Disturbios da Comunicação/ Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP.

Jacy Perissinoto, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP.
Programa de Pós-Graduacao Disturbios da Comunicação/ Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP.

Referências

AUER, P. Projection in Interaction and Projection in Grammar. Text & Talk: An Interdisciplinary Journal of Language, Discourse & Communication Studies, v. 25, n. 1, p. 7-36, jan. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1515/text.2005.25.1.7. Acesso em: 15 set. 2020.

BAVELAS, J.; COATES, L.; JOHNSON, T. Listener Responses as a Collaborative Process: The Role of Gaze. Journal of Communication, v. 52, n. 3, p. 566-580, set. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2002.tb02562.x. Acesso em: 20 set. 2020.

BAVELAS, J.; COATES, L.; JOHNSON, T. Listener Responses as a Collaborative Process: The Role of Gaze. In: ROSSANO, F. Gaze in Conversation. Oxford: Willey-Blackwell, 2013. p. 825.

CUNHA, G. R.; BORDINI, D.; CAETANO, S. C. Autismo, transtorno do espectro do autismo. In: CAETANO, S. C.; LIMA-HERNANDES, M. C.; PAULA, F. V.; RESENDE, B. D.; MÓDOLO, M. (org.). Autismo, Linguagem e Cognição. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 13-24.

DEPPERMANN, A. Turn-design at turn-beginnings: multimodal resources to deal with tasks of turn-construction in German. Journal of Pragmatics, v. 46, p. 91-121, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2012.07.010. Acesso em: 25 set. 2020.

DOAK, L. ‘But I’d rather have raisins!’: Exploring a hybridized approach to multimodal interaction in the case of a minimally verbal child with autism. Qualitative Research, v. 19, n. 1, p. 30-54, jan. 2018. Disponível em: https://doi:10.1177/1468794117752115. Acesso em: 12 set. 2020.

ERICKSON, F.; SCHULTZ, J. The counselor as gatekeeper. Social interaction in interviews. In: HAMMEL, E. Language, Thought and Culture: Advances in the Study of Cognition. New York: Academic Press, 1982. p. 237-260.

GOODWIN, M.; CEKAITE, A. Orchestrating directive trajectories in communicative projects in family interaction. In: DREW, P.; COUPER-KUHLEN, E. (org.). Requesting in social interaction. Amsterdam: Benjamins, 2014. p. 181-210.

GOODWIN, M. H. Participation, affect, and trajectory in family directive/response sequences. Text & Talk: An Interdisciplinary Journal of Language, Discourse & Communication Studies, v. 26, p. 513-541, set. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1515/TEXT.2006.021. Acesso em: 23 set. 2020.

GOODWIN, C. Gestures as a resource for the organization of mutual orientation. Semiotica, Amsterdam, v. 62, p. 29-49, jan. 1986. Disponível em: https://doi.org/10.1515/semi.1986.62.1-2.51. Acesso em: 28 ago. 2020.

HEATH, C. Body Movement and Speech in Medical Interaction. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

KORKIAKANGAS, T.; RAE, J. The interactional use of eye-gaze in children with autism spectrum disorders. Interaction Studies, v. 15, n. 2, p. 233-259, 2014.

KEEVALLIK, L. The deictic nii ‘so, in this way’ in interaction. In: MONTICELLI, D.; PAJUSALU, R.; TREIKELDER, A. (org.). From utterance to uttering and vice versa. Multidisciplinary views on deixis. Tartu: University Press, 2005. p. 109-126.

KENDON, A. Gesture: Visible actions as utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

KNOBLAUCH, H.; SCHNETTLER, B; JÜRGEN, R; HANS-GEORG, S. Video Analysis: Methodology and Methods. Qualitative Audiovisual Data Analysis in Sociology. 3. ed. Frankfurt: Peter Lang, 2006.

LAI, M. C.; LOMBARDO, M.; BARON-COHEN, S. Autism. The Lancet, v. 383, p. 896-910, set. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(13)61539-1. Acesso em: 15 ago. 2020.

LEVINSON, S. C. Pragmática. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

LINDWALL, O.; EKSTRÖM, A. Instruction-in-Interaction: The Teaching and Learning of a Manual Skill. Human Studies, v. 35, p. 27-49, fev. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10746-012-9213-5. Acesso em: 23 set. 2020.

LODER, L. L.; SALIMEN, P. G.; MULLER, M. Noções fundamentais: sequencialidade, adjacência e preferência. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (org.). Fala-em-interação social: Introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 39-58.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.

MARQUES, C. Autismo - Intervenção terapêutica na 1ª infância. Análise Psicológica, Lisboa, v. 16, p. 139-144, mar. 1998. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000100013. Acesso em: 20 ago. 2020.

MARLAIRE, C. L.; MAYNARD, D. W. Standardized testing as an interactional phenomenon. Sociology of Education, v. 63, n. 2, p. 83-101, abr. 1990. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2112856?seq=1. Acesso em: 26 set. 2020.

MONDADA, L. Transcribing silent actions: a multimodal approach of sequence organization. Social Interaction. Video-Based Studies of Human Sociality, v. 2, n. 1, mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.7146/si.v2i1.113150. Acesso em: 20 set. 2020.

MONDADA, L. Challenges of multimodality: language and the body in social interaction. Journal of Sociolinguistics, v. 20, n. 3, p. 336-366, jun. 2016a. Disponível em: https://doi.org/10.1111/josl.1_12177. Acesso em: 20 set. 2020.

MONDADA, L. Página Pessoal. Conventions for multimodal transcription, versão3.0.6. jul. 2016b. Disponível em: https://franzoesistik.philhist.unibas.ch/fileadmin/user_upload/franzoesistik/mondada_multimodal_conventions.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

MONDADA, L. Instructions in the operating room: How surgeons direct their assistant’s hands. Discourse Studies, v. 16, n. 2, p. 131-161, mar. 2014a. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1461445613515325. Acesso em: 20 set. 2020.

MONDADA, L. The local constitution of multimodal resources for social interaction. Journal of Pragmatics, v. 65, p. 137-156, maio 2014b. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2014.04.004. Acesso em: 20 set. 2020.

MONDADA, L. Understanding as an embodied, situated and sequential achievement in interaction. Journal of Pragmatics, v. 43, n. 2, p. 542-552, jan. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2010.08.019. Acesso em: 20 set. 2020.

MONDADA, L. The embodied and negotiated production of assessments in instructed actions. Research on Language and Social Interaction, v. 42, n. 4, p. 329-361, nov. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08351810903296473. Acesso em: 18 set. 2020.

MONDADA, L. Multimodal resources for turn-taking. Discourse Studies, v. 9., p. 194-225, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1461445607075346. Acesso em: 07 fev. 2021.

MONDADA, L. Temporalité, séquentialité et multimodalité au fondement de l’organisation de l’interaction: Le pointage comme pratique de prise du tour. Cahiers de Linguistique Française, v. 26, p. 269-292, ago. 2004. Disponível em: https://clf.unige.ch/files/4514/4102/7607/13-Mondada_nclf26.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.

MONDADA, L. Working with video: how surgeons produce video records of their actions. Visual Studies, v. 18, n. 1, p. 58-73, jun. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1472586032000100083. Acesso em: 20 set. 2020.

OCHS, E.; SOLOMON, O. Autistic Sociality. Ethos, v. 38, n. 1, p. 69-92, mar. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1548-1352.2009.01082.x. Acesso em: 25 ago. 2020.

OLOFF, F. Embodied withdrawal after overlap resolution. Journal of Pragmatics, v. 46, n. 1, p. 139-156, jan. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2012.07.005. Acesso em: 22 set. 2020.

ROSSANO, F. Gaze in conversation. In: SIDNELL, J.; STIVERS, T. (org.). The Handbook of Conversation Analysis. Nova Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.

TAMANAHA, A. C.; PERISSINOTO, J. Transtornos do Espectro do Autismo Implementando Estratégias para a Comunicação. São Paulo: Book Toy, 2019.

SACKS, H.; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. A simplest systematic for the organization of turn-taking for conversation. Language, Baltimore, v. 50, n. 4, p. 696-735, 1974. Tradução A. M. S. da Cunha et al. Veredas, Juiz de Fora, v 7, n. 1, p. 9-73, dez. 2003. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo14.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

SILVA, C. R.; ANDRADE, D. N. P.; OSTERMANN, A. C. Análise da Conversa: uma breve introdução. ReVEL, v. 7, n. 13, p. 1-21, ago. 2009. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_13_analise_da_conversa.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.

STREECK, J.; HARTGE, U. Previews: gestures at the transition place. In: AUER, P.; DI LUZIO, A. (org.). The contextualization of language. Amsterdam: Benjamins, 1992. p. 135-158.

STREECK, J.; KNAPP, M. L. The interaction of visual and verbal features in human communication. In: POYATOS, F. Advances in Non-Verbal Communication. Amsterdam: John Benjamins, 1992. p. 3-23.

STUKENBROCK, A. Take the words out of my mouth: Verbal instructions as embodied practices. Journal of Pragmatics, v. 65, p. 80-102, maio 2014, Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pragma.2013.08.017. Acesso em: 23 set. 2020.

TAMANAHA, A. C.; PERISSINOTO, J. Comparação do processo evolutivo de crianças do espectro autístico em diferentes intervenções terapêuticas fonoaudiológicas. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p. 8-12, jan. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000100005. Acesso em: 23 set. 2020.

WITTENBURG, P.; BRUGMAN, H.; RUSSEL, A.; KLASSMANN, A.; SLOETJES, H. ELAN: A professional framework for multimodality research. Proceedings of the Fifth International Conference on Language Resources and Evaluation. Genoa: European Language Resources Association, 2006. Disponível em: http://www.lrec-conf.org/proceedings/lrec2006/pdf/153_pdf.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

Downloads

Publicado

29-04-2021

Como Citar

Cruz, F. M. da, Guerra, A. C. L. G., Tamanaha, A. C., & Perissinoto, J. (2021). Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 126–143. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912

Edição

Seção

Artigos