A pontuação na escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3019

Palavras-chave:

ensino fundamental, intervenção pedagógica, pontuação, ProfLetras.

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados obtidos com a implementação de uma proposta de intervenção pedagógica, que visou analisar se um ensino pautado em reflexões linguísticas acerca do uso dos sinais de pontuação, enquanto marcadores prosódicos e indicadores semânticos, contribuiria para que alunos do 6º ano do Ensino Fundamental pontuassem corretamente suas produções e reconhecessem o papel desses marcadores gráficos de pontuação na escrita e na leitura. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza quali-quantitativa, desenvolvida no âmbito do ProfLetras, que envolveu alunos de uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia. Os resultados apontam uma melhora no nível de aprendizagem que pode ser verificada pelo aumento no índice de reconhecimento, entendimento das diferentes funções e emprego dos sinais de pontuação.

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Biografia do Autor

Marian Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Candeias, Bahia, Brasil

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, professora titular de Linguística.

Noélia Nascimento Ferraz Amorim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Candeias, Bahia, Brasil

Mestrado profissional em letras.

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Oliveira, M., & Amorim, N. N. F. (2021). A pontuação na escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 298–317. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3019

Edição

Seção

Artigos