A prática escolar de ensino de gêneros do discurso argumentativo: pedagogia da dessubjetivação

Autores

  • Luciano Novaes Vidon

Palavras-chave:

discurso, subjetividade, Gêneros do Discurso Argumentativo.

Resumo

Quais as concepções, propostas didático-pedagógicas e práticas de produção de textos argumentativos que encontramos no contexto atual do ensino de língua portuguesa? Essa questão se faz pertinente, no momento, tendo-se em conta as mudanças vislumbradas para o ensino de língua portuguesa nos últimos anos, em especial a partir da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. Este artigo tem como objetivo discutir alguns dados que refletem o atual estado desse processo ensino-aprendizagem. Com base em uma concepção dialógica de linguagem, segundo Bakhtin/Voloshinov (2003), procuramos analisar marcas de uma tensão entre subjetividade e dessubjetivação em materiais didáticos trabalhados para o ensino de gêneros do discurso argumentativo e, também, em textos produzidos por estudantes de ensino médio, em situações diversas de enunciação nesse domínio do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Vidon, L. N. (2016). A prática escolar de ensino de gêneros do discurso argumentativo: pedagogia da dessubjetivação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 743–755. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/963

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas