As dificuldades de encontrar palavras: entre o som e o significado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2633

Palavras-chave:

afasia, linguagem, memória, tip-of-the-tongue, Word Finding Difficulties.

Resumo

A sensação de ausência ou inacessibilidade de uma palavra que desejamos encontrar é referida na literatura científica pela sigla WFD (Word Finding Difficulties), fenômeno presente tanto na normalidade quanto em algumas patologias que impactam o funcionamento da linguagem. O objetivo deste artigo é discutir criticamente a autonomia dos níveis linguísticos a partir de dados emergentes no campo das afasias. A metodologia utilizada compreende a análise microgenética de enunciados produzidos por uma senhora afásica, em contextos dialógicos. Tomando como base a Neurolinguística de orientação enunciativo-discursiva, a reflexão integra três campos de investigação científica, dentre os quais tem especial relevância a Linguística desenvolvida por Jakobson. Baseamo-nos também na Neuropsicologia Luriana e na Filosofia da Linguagem desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin. Os dados apresentados e analisados deixam entrever, a partir do conceito de indissociabilidade entre som e sentido, a interdependência dos níveis linguísticos e, indo além, da multidimensionalidade presente na rede de enlaces que está subjacente a cada palavra.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Borges Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Professor de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Letras e graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez parte do CCA (Centro de Convivência de Afásicos) entre 2011 e 2015, estudando questões relacionadas ao funcionamento semântico lexical, dentro do campo da Neurolinguística de orientação enunciativo discursiva. Em 2013, participou de um estágio de pesquisa no exterior na Universidade de Bari, Itália, com os professores Augusto Ponzio e Susan Petrilli. Atualmente é membro do GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem no envelhecimento e nas patologias) e se dedica ao estudo da relação entre memória e linguagem dentro de uma perspectiva histórico cultural, dando ênfase às questões relacionadas ao envelhecimento, na normalidade e em contextos patológicos.

    

Referências

AKHUTINA, T. V. Roman Jakobson and the Development of Russian Neurolinguistics. Journal of Russian and East European Psychology, v. 41, n. 3/4, p. 129-158, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Ucitec, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BASÍLIO, M. Teoria Lexical. São Paulo: Editora Ática, 2004.

COUDRY, M. I. Diário de Narciso: afasia e discurso. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

COUDRY, M. I. O que é o dado em Neurolinguística. In: CASTRO, M. F. O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

Brown, R.; McNeill, D. The ‘‘tip of the tongue’’ phenomenon. Journal of Verbal Learning and Verbal Behaviour, v. 5, n. 4, p. 325-337, 1966.

CARAMAZZA, A. How Many Levels of Processing Are There in Lexical Access? Cognitive Neuropsychology, v. 14, n. 1, p. 177-208, 1997.

GOES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, ano XX, 2000.

JAKOBSON, R. Dois Aspectos da Linguagem e dois tipos de Afasia. In: JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1981.

LURIA, A. R. A mente e a memória: um pequeno livro sobre uma vasta memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. São Paulo: Ed. Artmed, 2001.

LURIA, A. R. Fundamentos de Neuropsicologia. São Paulo: Ed. da USP, 1981.

NOVAES-PINTO, R. C. As contribuições de conceitos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin para a descrição e análise de enunciados de sujeitos com afasias. In: II Encontro de Estudos Bakhtinianos. Vida, Cultura, Alteridade: Caderno 2. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.

NOVAES-PINTO, R. C. Dificuldades de encontrar palavras e produção de parafasias nas afasias e nas demências: inferências para o estudo da organização e do acesso lexical. Projeto de Pesquisa Individual (CNPq) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

NOVAES-PINTO, R. C. A contribuição do estudo discursivo para uma análise crítica das categorias clínicas. 1999. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

NUNES, M. H. Lexicologia e Lexicografia. In: GUIMARÃES, E.; ZOPPI, M. A palavra e a frase. São Paulo Ed. Pontes, 2006.

OLIVEIRA, M. V. B. Palavras na Ponta-da-língua: uma abordagem neurolinguística. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. C. Bally e A. Sechehaye (org.). 3. ed. São Paulo: Cultrix, 2001 [1916].

SCHWARTZ, B. L. Tip-of-the-tongue states: Phenomenology, mechanism, and lexical retrieval. Ney Jersey: LEA: 2002.

SOUZA-CRUZ, T. C.; BOCCATO, D. M. A. Produção de parafasias e paralexias e sua relação com as “Dificuldades de Encontrar Palavras” (Word Finding Difficulties). Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 760-773, 2017.

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

Oliveira, M. V. B. (2020). As dificuldades de encontrar palavras: entre o som e o significado. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 964–981. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2633

Edição

Seção

Artigos