A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola

Autori

  • Celso Fernando Rocha Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Parole chiave:

Linguística de Corpus, corpus de aprendizes, língua espanhola, pedagogia e léxico

Abstract

Apresentamos neste artigo os primeiros encaminhamentos adotados durante a coleta e a análise de textos escritos por alunos universitários. Utilizamos a Linguística de Corpus e pontuações de autores que pesquisam a elaboração de corpus de aprendizes, com vistas à construção e à posterior análise de um corpus em espanhol composto de textos argumentativos e descritivos. Foram coletadas 400 redações (aproximadamente 120 mil palavras) no período de agosto de 2011 a dezembro de 2012. A metodologia adotada ajudou consideravelmente no estabelecimento de uma agenda de trabalho docente atenta às necessidades reais dos aprendizes, além de fornecer subsídios para um melhor encaminhamento, em sala de aula, das principais dificuldades apresentadas. Tratamos, também, das dificuldades enfrentadas durante a coleta e propomos procedimentos para evitá-las ou minimizá-las.

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Pubblicato

2015-04-21

Come citare

Rocha, C. F. (2015). A coleta de corpus de aprendizes: questões qualitativas em uma pesquisa sobre a escrita de aprendizes de língua espanhola. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(01), 286–297. Recuperato da https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/438

Fascicolo

Sezione

Linguística de Corpus