Bulletin de Français Instrumental (1988-1991) e a legitimação do francês no campo universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i2.1932

Palavras-chave:

francês instrumental, leitura em língua estrangeira, campo universitário

Resumo

O Bulletin de Français Instrumental (1988-1991) teve como núcleo editorial o Departamento de Francês da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em momento crucial da oferta de cursos de leitura instrumental de textos em francês nas universidades brasileiras. Tratava-se de um material de difusão dessas formações, bem como de integração dos pesquisadores da área no Brasil. Por meio da análise temática dos artigos do Bulletin, nosso intuito é destacar a leitura como mediadora do processo de legitimação de uma disciplina, nesse caso, da língua francesa no campo universitário. Além desse destaque, será possível, por fim, vislumbrar que a atuação do grupo de colaboradores daquela publicação foi a de precursores de outras experiências dessa língua no meio acadêmico, como o recente Français sur Objectif Universitaire (FOU).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE-COSTA, H. Des cours de français sur objectifs spécifiques en milieu universitaire : du Français Instrumental (FI) au Français sur Objectif Universitaire (FOU) à l’École Polytechnique de l’Université de São Paulo (USP). Synergies Argentine, La Plata (Argentina), n. 3, p. 11-23, 2015.

AVOLIO, J. C. Editorial. Bulletin de Français Instrumental. São Paulo, n. 14, p. 1-2, 1991.

AVOLIO, J. C. Editorial. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 16, p. 1-2, 1991.

CARMO, M. S. S. M. Editorial. Rencontres: revista do Departamento de Francês da PUC São Paulo, São Paulo, n. 8, p. 3-6, 2004.

CARMO, M. S. S. M.; CORACINI, M. J.; FAURY, M. L.; MARINIELLI, V. L. Variations sur le même texte: expériences en cours de Français Instrumental. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 1, p. 9-15, 1988.

BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero Limitada, 1983. p. 89-94.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as Revistas de Ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./dez. 1996.

CHERVEL, A. L’Histoire des disciplines scolaires: réflexions sur un domaine de recherche. Histoire de l’éducation, Paris: Service d’histoire de l’éducation – INRP, n. 38, p. 59-119, mai. 1988.

CORACINI, M. J. (Org.). Ensino Instrumental de Línguas. São Paulo: EDUC – Série Cadernos PUC 26, 1987.

CORACINI, M. J. Editorial. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 1, p. 1-3, 1988.

CORACINI, M. J. Francês Instrumental: balanço e perspectivas. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo: n. 7, p. 13-20, 1989.

CORACINI, M. J.; GUIDI, G. R. S. La lecture tournée vers la civilisation. Bulletin de Français Instrumental. São Paulo, n. 1, p. 17-26, 1988.

FAURY, M. L. Apresentação. Rencontres. São Paulo, n. 1, p. 1, 1992.

FAURY, M. L.; MARINELLI, V. L. Les documents sonores authentiques en classe de FLE: quelle approche? Quels résultats? Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 13, p. 25-34, 1991.

LIMONGI, F. P. Marxismo, nacionalismo e cultura: Caio Prado Jr. e a Revista Brasiliense. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 27-46, 1987.

MACHADO, I. L. A ironia: um caso de polifonia. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 5, p. 35-43, 1989.

MACHADO, I. L. Breves considerações sobre alguns conceitos de Ducrot. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 14, p. 11-22, 1991.

MANGIANTE, J.-M.; PARPETTE, C. Le français sur objectif universitaire. Fontaine (França): Presses Universitaires de Grenoble, 2001.

MOIRAND. S. À quoi peut servir l’analyse de discours dans un Projet National de Français Instrumental. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 14, p. 4-5, 1991.

PASSEGGI, M. C. O ensino instrumental de línguas estrangeiras. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 7, p. 3-11, 1989.

PIETRARÓIA, C. M. C. Dispersion et Banalisation du Français Instrumental: Rencontres, São Paulo, n. 1, p. 69-74, 1992.

PIETRARÓIA, C. M. C. Ainda há lugar para o francês instrumental no século XXI? In: DAHLET, V. B. (Org.). Ciências da linguagem e didática das línguas. São Paulo: Humanitas: Fapesp, 2011. p. 339-350.

REVISTA ELOS. O Francês no Brasil. Rio de Janeiro: n. 1, p. 1, 1979.

SILVA, M. C. P. S. A interface didático/científico no texto acadêmico. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 13, p. 14-24, 1991.

SOUCHON, M. Compte-rendu de la réunion du 18 novembre 1987 à l’Unicamp. Bulletin de Français Instrumental, São Paulo, n. 1, p. 7, 1988.

Downloads

Publicado

17-10-2018

Como Citar

dos Santos Abreu, M. (2018). Bulletin de Français Instrumental (1988-1991) e a legitimação do francês no campo universitário. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(2), 411–424. https://doi.org/10.21165/el.v47i2.1932

Edição

Seção

Ensino de Segunda Língua/Língua Estrangeira