Marcadores metadiscursivos multimodais nos verbetes de dicionários de aprendizagem de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1849

Palavras-chave:

Verbete lexicográfico, Metadiscurso, Multimodalidade.

Resumo

Neste artigo, são analisados recursos multimodais que desempenham a função metadiscursiva de diferenciadores das informações que compõem os verbetes dos dicionários de aprendizagem monolíngues Oxford Essential Dictionary (2009) e Collins COBUILD Illustrated Basic Dictionary of American English (2010). O estudo baseia-se em Kress e van Leeuwen (2006[1996]), no que diz respeito à teoria da multimodalidade dos textos; em Pontes (2009), no que se refere à elaboração multimodal do verbete; em van Leeuwen (2005), no que concerne ao conceito de contraste visual; e em Hyland (1998, 2000, 2007, 2017), no que tange aos estudos sobre o metadiscurso. Como critério para seleção dos verbetes dos dicionários, foram escolhidos exemplares representativos de cada tipo de marcação diferenciadora. Conclui-se que, em ambos os dicionários, elementos não verbais diversos desempenham um papel distintivo: tipos e tamanho de letras, cores, números, símbolos, sinais de pontuação e enquadres. Por fim, o usuário deverá compreender a função desses elementos, a fim de localizar a informação específica que procura no interior do verbete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Américo Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professora e coordenadora da disciplina Língua Inglesa na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE). Membro do grupo de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS). Realiza pesquisa na área da Metalexicografia, analisando dicionários sob uma perspectiva multimodal e metadiscursiva.

Antônio Luciano Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística e Professor Titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desenvolve pesquisa nas áreas de Geolinguística e Metalexicografia, fazendo interface com a Teoria da Multimodalidade, Análise do Discurso e Geografia Linguística.

Downloads

Publicado

26-04-2018

Como Citar

Ribeiro, L. A., & Pontes, A. L. (2018). Marcadores metadiscursivos multimodais nos verbetes de dicionários de aprendizagem de inglês. Revista Do GEL, 15(1), 38–62. https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1849

Edição

Seção

Artigos