Terminologias de denominação do chamado povo Bushman: cultura oral e tradição na África do Sul

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2799

Schlagworte:

Bushman. Bosquímano. San. RAD. Mosarwa. Basarwa. /Xam e ∣Xam.

Abstract

O presente artigo visa apresentar algumas denominações historicamente utilizadas para designar um povo aborígene de uma ampla região sul-africana que atualmente faz parte da África do Sul e de Botsuana. Esse grupo étnico, comumente denominado de Bushman (bosquímano), é caracterizado por uma rica cultura baseada em uma tradição oral de longa data, registrada desde o século XVII por pesquisadores sobretudo de origem europeia. O estudo apresentado aqui se deu por meio de um levantamento bibliográfico até hoje inédito no Brasil, que inclui artigos, jornais e livros que abordam o tema, além do contato com pesquisadores da região. A presente pesquisa constitui uma etapa de uma investigação mais ampla sobre uma antologia de narrativas que têm sido historicamente atribuídas a esse povo. Tem-se aqui por pressuposto que a escolha de como denominar esse grupo étnico sul-africano está atrelada a visões de mundo distintas, representativas de conflitos históricos marcados por relações de poder e opressão. Uma vez que a autodenominação é pouco utilizada por esse povo específico, propõe-se neste artigo identificar nas formas das famílias linguísticas específicas denominadas como /Xam ou |Xam, por exemplo, uma forma ética e academicamente eficaz para a nomeação.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Elizabete Carolina Tenorio Calderon, Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestranda em Letras na Universidade Federal de São Paulo, possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Cidade de São Paulo (2010), especialização em língua inglesa e em formação de professores com ênfase no ensino superior pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Atualmente é docente da Escola Técnica Estadual de São Paulo, onde tem experiência com o planejamento e execução de projetos interdisciplinares e auto-avaliação institucional.

Lavinia Silvares, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora pela área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - Departamento de Letras Modernas, USP -, com etapas de pesquisa na Universidade de Michigan, Folger Shakespeare Library e Universidade de Cambridge. Autora do livro Nenhum homem é uma ilha: John Donne e a poética da agudeza (2015). Tem pesquisas sobre poesia metafísica inglesa, teatro elisabetano, Shakespeare, e a categoria histórica do wit, entre outras. Desde 2009, é Professora de Literaturas de Língua Inglesa no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro da International Society for the History of Rhetoric (ISHR), da Renaissance Society of America (RSA), da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e do Centro de Estudos Shakespearianos (CESh).

Veröffentlicht

2020-12-17

Zitationsvorschlag

Calderon, E. C. T., & Silvares, L. (2020). Terminologias de denominação do chamado povo Bushman: cultura oral e tradição na África do Sul. Revista Do GEL, 17(3), 46–63. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2799