Terminologias de denominação do chamado povo Bushman: cultura oral e tradição na África do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2799

Palavras-chave:

Bushman. Bosquímano. San. RAD. Mosarwa. Basarwa. /Xam e ∣Xam.

Resumo

O presente artigo visa apresentar algumas denominações historicamente utilizadas para designar um povo aborígene de uma ampla região sul-africana que atualmente faz parte da África do Sul e de Botsuana. Esse grupo étnico, comumente denominado de Bushman (bosquímano), é caracterizado por uma rica cultura baseada em uma tradição oral de longa data, registrada desde o século XVII por pesquisadores sobretudo de origem europeia. O estudo apresentado aqui se deu por meio de um levantamento bibliográfico até hoje inédito no Brasil, que inclui artigos, jornais e livros que abordam o tema, além do contato com pesquisadores da região. A presente pesquisa constitui uma etapa de uma investigação mais ampla sobre uma antologia de narrativas que têm sido historicamente atribuídas a esse povo. Tem-se aqui por pressuposto que a escolha de como denominar esse grupo étnico sul-africano está atrelada a visões de mundo distintas, representativas de conflitos históricos marcados por relações de poder e opressão. Uma vez que a autodenominação é pouco utilizada por esse povo específico, propõe-se neste artigo identificar nas formas das famílias linguísticas específicas denominadas como /Xam ou |Xam, por exemplo, uma forma ética e academicamente eficaz para a nomeação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabete Carolina Tenorio Calderon, Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC), São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestranda em Letras na Universidade Federal de São Paulo, possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Cidade de São Paulo (2010), especialização em língua inglesa e em formação de professores com ênfase no ensino superior pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo. Atualmente é docente da Escola Técnica Estadual de São Paulo, onde tem experiência com o planejamento e execução de projetos interdisciplinares e auto-avaliação institucional.

Lavinia Silvares, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora pela área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - Departamento de Letras Modernas, USP -, com etapas de pesquisa na Universidade de Michigan, Folger Shakespeare Library e Universidade de Cambridge. Autora do livro Nenhum homem é uma ilha: John Donne e a poética da agudeza (2015). Tem pesquisas sobre poesia metafísica inglesa, teatro elisabetano, Shakespeare, e a categoria histórica do wit, entre outras. Desde 2009, é Professora de Literaturas de Língua Inglesa no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro da International Society for the History of Rhetoric (ISHR), da Renaissance Society of America (RSA), da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e do Centro de Estudos Shakespearianos (CESh).

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Calderon, E. C. T., & Silvares, L. (2020). Terminologias de denominação do chamado povo Bushman: cultura oral e tradição na África do Sul. Revista Do GEL, 17(3), 46–63. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2799

Edição

Seção

Artigos