“Arthur: um autista no século XIX”: um convite a refletir sobre a importância da linguagem escrita terapêutica
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v20i2.3509Keywords:
Transtorno do Espectro Autista. Manifestações Subjetivas. Escrita.Abstract
Is it possible to live without love, without shared pleasure and without the value of the enchantment of words? These and other questions will lead our discussion about the path of Cristina Kupfer, who, based on her characters, reinvents ways of making us look and listen to autism in its traces, idiosyncrasies, subjective manifestations and in its writing. Thanks to Marguerite, Arthur was able to experience the taste of the written word, and this didn’t just shape his thinking, but created it. After all, the reader will discover that Arthur’s writing allowed him to put into words what he experienced, as well as translating the logic of his autism.
Downloads
References
BERNARDINO, L. M. A importância da escrita na clínica do autismo. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 504-519, set./dez. 2015.
BERNARDINO, L. M. F. O papel fundamental da escrita na educação inclusiva. In: KUPFER, M. C.; PATTO, M. H. S.; VOLTOLINI, R. (org.). Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. São Paulo: Escuta, 2017.
CORIAT, E. Psicanálise e clínica de bebês. Porto Alegre: Artes e Ofício, 1997.
CRISTÓFARO SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
FREUD, S. Projeto para uma Psicologia científica. In: Obras Psicológicas Completas. v. I. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
FREUD, S. A pulsão e seus destinos. In: Edição Standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996. v. XIV.
JERUSALINSKY, J. A criação da criança: letra e gozo nos primórdios do psiquismo. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
KUPFER, M. C. Arhur: um autista no século XIX. São Paulo: Escuta, 2021.
KUPFER, M. C. Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta, 2000.
KUPFER, M. C. Inconsciente e escrita: um corpo que cai. In. NASCIMENTO, E. V.; GONZALES, R. C. F. (org.). Psicanálise e os desafios da clínica na contemporaneidade. Salvador: EdUFBA, 2007.
KUPFER, M. C.; PATTO, M. H. S.; VOLTOLINI, R. (org.). Práticas inclusivas em escolas transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito. São Paulo: Escuta, 2017.
LACAN, J. (1961-1962) O Seminário IX: a identificação. Tradução Ivan Corrêa e Marcos Bagno. Centro de Estudos Freudianos do Recife, 2003.
LACAN, J. Seminário, livro 20 mais, ainda. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LAZNIK, M. C. A voz da sereia: o autismo e os impasses na constituição do sujeito. Salvador: Ágalma, 2013.
LEITE, N. V. A.; SOUZA JR., P. S. Corpo e língua materna. In: TEPERMAN, D.; GARRAFA, T.; IACONELLI, V. (org.). Corpo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
LERNER, A. B. C. A escrita e a psicose: uma proposta de tratamento. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 13, n. 25, p. 138-153, maio/jul. 2008.
MALEVAL, J.-C. O autista e sua voz. São Paulo: Blucher, 2017.
MALEVAL, J-C. Da estrutura autista. Revista aSEPHallus de Orientação Lacaniana, Rio de Janeiro, v. 13, n. 26, p. 4-38, 2018. Disponível em: https://www.radiolacan.com/pt/topic/1029. Acesso em: 29 fev. 2023.
MALEVAL, J-C. Atracción del signo para el autista. Revista Lapso, n. 4, 2019. Disponível em: http://matpsil.com/revista-lapso/wp-content/uploads/sites/5/2019/06/LAPSO-n%C2%B0-4-MALEVAL-Atraccio%CC%81n-del-signo-para-el-autista.pdf. Acesso em: 29 fev. 2023.
MCEWAN, I. Reparação. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
ORRADO, I.; VIVÈS, J. Autismo e mediação: uma solução para cada um. São Paulo: Aller, 2021.
PEIRCE, C. S. Semiótica. Tradução Coelho Neto. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Tradução A. Chelini, J. Paes e I. Blikstein. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
VORCARO, A. M. R. Um refrão surdo ressoa no corpo. In: BURGARELLI, C. G. (org.). Padecer do significante: a questão do sujeito. Campinas: Mercado de Letras, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista do GEL
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)