As palavras que os bebês não dizem: revisitando o problema da noção de “palavra” à luz da aquisição da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3134

Palavras-chave:

Palavra. Aquisição da Linguagem. Morfologia. Análise de corpora.

Resumo

A caracterização da unidade “palavra” tem sido um dos problemas centrais das teorias em morfologia, e a falta de critérios consistentes para defini-la tem levado inclusive certos modelos teóricos (os modelos construcionistas) a abandonarem o estatuto especial dessa unidade e caracterizá-la como fruto de operações sintáticas – as mesmas empregadas para gerar sintagmas/sentenças. No bojo dessas considerações, este artigo tem por objetivo revisitar esse problema à luz de uma outra perspectiva: a da aquisição da linguagem. Mais especificamente, o presente trabalho, em um estudo que analisa corpora de fala de crianças adquirindo o PB, revisita os principais dilemas que a noção de “palavra” coloca para as teorias linguísticas bem como para as metodologias em aquisição da linguagem e discute o estatuto das unidades mínimas de produção da aquisição. Ao final, este estudo mostra que as palavras não são unidades linguísticas mínimas em nenhum nível e que, assim como a gramática do adulto, a criança se apoia em unidades menores; portanto, a intuição sobre “palavra” deve ser produto de algum outro fator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Resende, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Atualmente pós-doutorando em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel em Linguística e licenciado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência no ensino de Português como Segunda Língua e no ensino de Latim e atua também como tradutor técnico inglês-português na área de Linguística. Além disso, tem interesse por teoria e análise linguística, trabalhando com o modelo da Morfologia Distribuída e com as ferramentas da Semântica Formal. Seus principais temas de pesquisa são: processos de formação de palavras, modais, aquisição de morfologia, linguística diacrônica do português.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Resende, M. (2021). As palavras que os bebês não dizem: revisitando o problema da noção de “palavra” à luz da aquisição da linguagem. Revista Do GEL, 18(2), 128–159. https://doi.org/10.21165/gel.v18i2.3134

Edição

Seção

Artigos