Letramento em avaliação para professores de inglês e a perspectiva glocal: um microestudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3371

Palavras-chave:

Letramento em Avaliação de Línguas (LAL), Glocalização, Formação de professores de língua inglesa

Resumo

Considerando a literatura existente sobre Letramento em Avaliação de Línguas (SCARAMUCCI, 2016; QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018) e o papel da avaliação no processo de ensino/aprendizagem (SCARAMUCCI, 2006), este artigo discute o lugar e o papel desse letramento e os benefícios que pode propiciar aos docentes e aos seus contextos de atuação. Trazemos o conceito de glocalização (ROBERTSON, 1995; TRIPPESTAD, 2016) no contexto de ensino do inglês e sua importância no processo de formação de professores de língua inglesa. Realizamos um microestudo qualitativo-interpretativista (MOITA LOPES, 1994) com dados provenientes de um questionário on-line aplicado a cinco professores de inglês de uma escola pública de idiomas do Distrito Federal e da análise documental das disciplinas que compõem as matrizes curriculares dos seus cursos de Letras. Os resultados indicam que há uma carência de Letramento em Avaliação de Línguas na formação acadêmica dos participantes, o que é indispensável para que o professor possa conceber sua sala de aula como um espaço glocal.

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Publicado

2022-06-02

Como Citar

Quevedo-Camargo, G., & Sousa, A. A. C. de P. . (2022). Letramento em avaliação para professores de inglês e a perspectiva glocal: um microestudo: . Revista Do GEL, 19(1), 223–245. https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3371

Edição

Secção

Artigos