A emergência da pontuação na escrita de crianças brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v20i1.3515Palavras-chave:
Letramento. Escrita Infantil. Aquisição da Escrita. Pontuação.Resumo
Este estudo objetiva caracterizar a emergência dos sinais de pontuação na escrita de crianças durante os cinco anos escolares que compõem o primeiro ciclo do atual Ensino Fundamental Brasileiro. Nessa caracterização, são descritas, num primeiro momento, tendências sobre os tipos de sinais de pontuação que emergem na escrita infantil, relacionando-os com os momentos em que emergem na etapa escolar considerada, levando em conta sua frequência de manifestação e a função que exercem; num segundo momento, são descritos os movimentos identificados nos textos infantis em direção a uma escrita convencionalizada no que diz respeito à pontuação. Os textos que compõem a amostra analisada foram produzidos durante oficinas de produção textual em uma escola pública do interior paulista. A análise é conduzida de modo a conceber as marcas de pontuação na escrita infantil como indícios que denunciam tanto a relação do sujeito com a linguagem em seu modo de enunciação escrito quanto às mudanças de posição do sujeito em relação à própria escrita.
Downloads
Referências
BERNARDES, A. C. A. Pontuando alguns intervalos da pontuação. 2002. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ensino-fundamental-de-nove-anos. Acesso em: 13 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
CHACON, L. Características linguístico-discursivas da escrita: um olhar para a escrita infantil. (a sair)
CHACON, L. Oralidade e letramento na construção da pontuação. Revista Letras, Curitiba, v. 61, p. 97-122, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v61i0.2883. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/2883/2365. Acesso em: 13 jul. 2020.
CHACON, L. A pontuação e a demarcação de aspectos rítmicos da linguagem. DELTA, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1-16, 1997.
CORRÊA, M. L. G. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de português. In: SIGNORINI, I. (org.). Investigando a relação oral/escrita e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 135-166.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
DAHLET, V. A pontuação e sua metalinguagem gramatical. Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 29-41, 2022.
DAHLET, V. As (man)obras da pontuação: usos e significações. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
FERRAZ, T.; GUIMARÃES, G. Por que é tão difícil ensinar a pontuar? Revista Portuguesa da Educação, v. 15, n. 1, p. 129-146, 2022.
FERREIRO, E. Os limites do discurso: pontuação e organização textual. In: FERREIRO, E. et al. Chapeuzinho Vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, 1996. p. 123-150.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
LEMOS, C. T. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 42, p. 41-96, 2002.
LIMA, M. B. de Q. O uso e a compreensão das marcas de pontuação por crianças. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
ROCHA, I. L. V. Pontuação e formato gráfico do texto: aquisições paralelas. DELTA, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1-34, 1996.
ROCHA, I. L. V. Aquisição da pontuação na escrita infantil: usos e saberes de crianças na escrita de narrativas. 1994. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.
SALEH, Pascoalina B. de O. A narrativa infantil e o ensino da pontuação. Anais do CELSUL, 2008. Departamento Letras Vernáculas – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Disponível em: http://www.celsul.org.br/Encontros/08/narrativa_infantil.pdf.Acesso em: 22 set. 2023.
SALEH, P. B. de O. A pontuação enunciativa e as instâncias narrativas em textos infantis de diferentes gêneros. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 357-389, 2016.
SILVA, A. da. A Aprendizagem da pontuação por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da produção de diferentes gêneros textuais. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 35, p. 139-169, 2010.
SILVA, A.; MORAIS, A. G. Pontuação e gêneros textuais: uma análise das produções escritas de alunos da escola pública. Língua escrita, Belo Horizonte, n. 1, jan./abr. 2007. Disponível em: www.fae.ufmg.br/ceale. Acesso em: 22 set. 2023.
SILVA, C. S.; BRANDÃO, A. C. P. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de pontuação. In: MORAIS, A. G. (org.). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista do GEL
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)